Auditores Fiscais do Trabalho não querem revogação de Norma de segurança

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta terça-feira (1º), representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAET).
01/09/2015 17h50

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta terça-feira (1º), representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAET). O objetivo da visita é solicitar apoio para que não seja revogada a Norma Regulamentadora 12 (NR-12) que dispõe sobre segurança no trabalho em máquinas e equipamentos. A sustação da norma está no Projeto de Decreto Legislativo 43/2015, previsto para votação com urgência nesta terça-feira.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta terça-feira (01), representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAET). Foto: Waldemir Barreto

De acordo com a presidente do SINAET, Rosa Maria Campos Jorge, por semana, cerca de 257 trabalhadores são feridos em acidentes com máquinas e, com a revogação a NR-12, esse número pode aumentar. Segundo o SINAET, entre 2011 e 2013, ocorreram 221843 acidentes com máquinas (o que representa 17% dos acidentes de trabalho típicos ocorridos no período).

O presidente Renan Calheiros considerou o tema bastante relevante e assegurou aos auditores que pretende consultar os líderes partidários para que encontrem o consenso em torno da matéria, inclusive transformando o debate em uma audiência pública. Participou da audiência o senador Paulo Paim (PT-RS).