Após visita a Renan, Levy diz que CPMF pode chegar ao Congresso hoje

De acordo com o ministro, a visita foi informal, para discutir a Agenda Brasil. “Como a gente já vem discutindo algumas questões”, afirmou.
21/09/2015 15h05

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu, nesta segunda-feira (21), a visita do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. De acordo com o ministro, a visita foi informal, para discutir a Agenda Brasil. “Como a gente já vem discutindo algumas questões”, afirmou.

Levy disse que a conversa foi em torno do que ainda falta fazer para “além do ajuste”. O presidente do Senado ouviu do ministro que o governo tem a intenção de encaminhar ao Legislativo um projeto que faça alterações no PIS/Confins, imposto pago por pessoa jurídica, cuja base de cálculo é a soma de todas as receitas.

Após visita a Renan, Levy diz que CPMF pode chegar ao Congresso hoje. Foto: Marcos Oliveira

“Falamos de mudanças estruturais que vão facilitar o investimento. Porque é muito importante para simplificar a vida das empresas, para aumentar a segurança jurídica das empresas e também a transparência dos impostos. O PIS/Cofins tem uma capacidade de ajudar o crescimento”, explicou Levy.

Segundo Levy, o projeto sobre o PIS/Cofins pode chegar ao Congresso ainda nesta segunda-feira. Perguntado sobre a proposta que irá criar a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), Joaquim Levy assegurou que o governo está estudando a melhor maneira de redigir o projeto, mas que qualquer mudança pode ser anunciada ainda hoje.

“Eu particularmente acho importante isso para criar um ambiente coletivo para superar a discussão do Orçamento que também é uma discussão importante, uma discussão que a gente sabe que é difícil porque, cada vez que você tem uma desaceleração econômica, há um sacrifício de todo mundo, há um esforço de todo mundo. O esforço nunca é pequeno. Nós precisamos é colocar condições para que a economia volte a crescer”, defendeu o ministro da Fazenda.