Agricultores do semiárido pedem ajuda para repactuação das dívidas

Os produtores rurais da região Nordeste estiveram na tarde desta quarta-feira (18) com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanhados do senador Romero Jucá (PMDB-RR).
18/09/2013 17h10

Os produtores rurais da região Nordeste estiveram na tarde desta quarta-feira (18) com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanhados do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Os agricultores pediram uma solução definitiva para a renegociação dos débitos dos produtores de todo o semiárido do Nordeste, e não apenas dos municípios da área de atuação da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) que tiveram decretada situação de emergência por causa da seca.

Agricultores do semiárido pedem ajuda para repactuação das dívidas - Foto: Jonas Pereira

“Um texto que, de uma vez por todas, resolva o problema da renegociação das dívidas dos agricultores do Nordeste, dos que tiveram suas dívidas securitizadas. Para que eles possam também ter acesso a crédito novo”, disse o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL).

Os agricultores reclamaram do veto da presidente Dilma Rousseff à MP 610/13, conhecida como MP da Seca. O Legislativo modificou a medida provisória original, tornando mais abrangentes as possibilidades de descontos dos débitos. Mas o governo federal alegou que não há dinheiro em caixa para atender a essa ampliação.

Como o Congresso Nacional manteve o veto na votação desta terça-feira (17), o presidente Renan Calheiros defendeu que uma alternativa seja analisada. “Vamos fazer um estudo, um levantamento, ver o impacto disso para poder negociar com o governo uma solução”, afirmou.