Agenda Expressa vai contemplar acordo de procedimento, anuncia Renan

De acordo com Renan, o trabalho de ouvir as lideranças e os blocos partidários irá continuar na próxima semana.
25/02/2016 18h15

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou na sessão plenária desta quinta-feira (25) que a construção da Agenda Expressa irá contemplar também um acordo de procedimento em relação à análise dos projetos sugeridos como prioritários pelos partidos. De acordo com Renan, o trabalho de ouvir as lideranças e os blocos partidários irá continuar na próxima semana.

“Vamos continuar a recolher as sugestões sobre as iniciativas legislativas para que nós possamos, na próxima semana, anunciar uma pauta consensual. O esforço é para que não haja um acordo de mérito com relação a essas matérias que os partidos estão sugerindo, mas que haja um acordo de procedimento, onde essas matérias poderão e deverão ser discutidas o tempo que for necessário para não precipitar uma deliberação, mas essas matérias terão deliberação. O Congresso vai deliberar sobre elas”, garantiu Renan.

O presidente também comunicou ao Plenário que irá conversar com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre a Agenda Expressa. “Quero depois detalhar isso com os líderes partidários e com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, com o Presidente da Comissão Especial, com o Senador Blairo Maggi, com o Senador Otto Alencar, com os membros da Comissão Especial do Pacto Federativo e das demais comissões, para que nós possamos levar essas sugestões do Senado Federal à Câmara dos Deputados, com o propósito de que possamos, a partir dessa conversa, estabelecer uma pauta mínima, expressa, que possa andar com velocidade, tanto aqui no Senado quanto na Câmara dos Deputados”, informou Renan.

“O Brasil cobra muito que nós façamos isso. Nós temos aí um horizonte complexo. Nós continuamos a ter a sociedade também com muita preocupação sobre o que vai acontecer, do ponto de vista econômico, do ponto de vista social, do ponto de vista político. E é fundamental que cada um de nós faça a sua parte, cumpra o seu papel. E eu quero, pela circunstância de estar aqui na Presidência do Senado Federal, ser um instrumento para que isso efetivamente aconteça. É muito importante a participação de todos”, exortou o presidente do Senado.

O senador Blairo Maggi (PR-MT), vice-líder do bloco parlamentar União e Força, parabenizou a atuação do presidente Renan Calheiros em torno da Agenda Expressa e, principalmente, pelo trabalho para a votação do projeto que tratou da participação da Petrobras na exploração do pré-sal. “Quero cumprimenta-lo pela atitude de ontem, aliás, de ontem e de anteontem, porque Vossa Excelência não esmoreceu. Fez os enfrentamos necessários com os que achavam que deveríamos votar aquela matéria. Enfim, foram dois dias de conversas, de negociações, e fomos para o voto. Venceu a maioria, como disse, aqui, a Senadora Ana Amélia. É assim que a vida segue. Quero louvar essa atitude e encorajá-lo para que possamos fazer mais isso”, elogiou Maggi.