Eunício defende voto distrital misto e sistema parlamentarista em Congresso Internacional de Direito Constitucional

Na noite desta quarta-feira (25), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), falou para uma plateia repleta de especialistas e estudantes durante o XX Congresso Internacional de Direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
25/10/2017 21h50

Na noite desta quarta-feira (25), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), falou para uma plateia repleta de especialistas e estudantes durante o XX Congresso Internacional de Direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). A edição deste ano tem como tema Sistema de governo, governança e governabilidade e o presidente do Senado defendeu o voto distrital misto e o parlamentarismo como o sistema que confere estabilidade ao governo.

XX Congresso Internacional de Direito Constitucional do IDP. Foto: Marcos Brandão

“Em regimes parlamentaristas há partidos políticos mais sólidos e mais definidos ideologicamente. As coalizões são formadas em torno de projetos de governo claramente estabelecidos. Há mais transparência, pela maior comunicação entre Executivo e Legislativo; mais facilidade e rapidez na aprovação de leis e menos abertura para a corrupção, devido à diluição do poder”, argumentou Eunício.

Para o presidente do Senado, o regime parlamentarista ainda assegura, custos de campanhas eleitorais “significativamente menores” e menos risco de autoritarismo por causa da proximidade entre situação e oposição. Processos de impeachment, como o vivido no país recentemente, e as duas últimas tentativas de afastamento do presidente da República seriam menos “traumáticos” no parlamentarismo, de acordo com Eunício.

“No parlamentarismo, as crises políticas são solucionadas com o voto de censura e a consequente queda do governo, ou até mesmo a dissolução do parlamento, seguida de novas eleições legislativas, sem ruptura política. Tenho consciência, no entanto, que, uma eventual transição para o regime parlamentarista exige a formação de novos consensos na sociedade brasileira”, afirmou o presidente do Senado.

Uma forma de aproximar os cidadãos e os parlamentares, segundo Eunício Oliveira, é a instituição do voto distrital misto, onde uma fração dos candidatos é eleita de acordo com a lógica proporcional e a outra é eleita conforme a dinâmica do voto distrital, onde cada estado é dividido em distritos e cada distrito elege um candidato pelo sistema majoritário.

XX Congresso Internacional de Direito Constitucional do IDP. Foto: Marcos Brandão

“Com um sistema que vincula ao menos um dos votos ao voto partidário, os partidos terão que construir projetos majoritários ou não terão bancadas representativas”, explicou o presidente do Senado a dizer que, dessa forma, o modelo também fortalece os partidos políticos e acaba com os chamados deputados “puxadores de legenda”, consequência das coligações proporcionais.

Eunício Oliveira lembrou que projeto de sua autoria, o PLS 345/2017, institui o voto distrital misto e aguarda votação no Plenário do Senado. Com o propósito de garantir que o novo modelo possa ser adotado já nas eleições de 2020, o presidente do Senado conversou com o presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, a fim de que a Justiça consiga dividir o país em distritos em tempo hábil.

“Não há fórmula mágica, nem única. Mas tenho absoluta certeza que decisões de governo jamais serão melhores se não respeitarem a política e não passarem pelo imperioso controle social. Penso, para concluir, que o sistema político ideal é aquele no qual a governabilidade é pressuposto para a boa governança; contudo, sem esquecer que a boa governança há que ser permeável à participação e aos anseios da sociedade”, finalizou Eunício.

Ainda participaram da abertura do XX Congresso Internacional de Direito, o ministro Gilmar Mendes, coordenador geral do evento em parceria com o subprocurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, e o senador José Serra (PSDB-SP), que falou sobre crise fiscal e crise institucional.