UNE e estudantes de Direito entregam carta a Eunício contra a prisão em segunda instância

O documento é dirigido à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, que vem sendo questionada para pautar as ações que tratam da prisão em segunda instância no Plenário da Corte.
21/03/2018 18h30

Nesta quarta-feira (21), a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias, e representantes da Federação Nacional de Estudantes de Direito e dos centros acadêmicos de Direito da UFRJ, PUC-SP, da USP, da UnB e do Mackenzie, acompanhados dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), entregaram ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), um manifesto contrário à prisão após condenação em segunda instância. O documento é dirigido à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, que vem sendo questionada para pautar as ações que tratam da prisão em segunda instância no Plenário da Corte.

UNE e estudantes de Direito entregam carta a Eunício contra a prisão em segunda instância. Foto: Marcos Brandão

“É necessário ter um posicionamento contrário à prisão por condenação em segunda instância e à quebra por presunção de inocência que tem acontecido em diversos momentos, em diversos casos no nosso país. E pelo fato de o Congresso Nacional ser uma Casa que tem o dever de proteger a Constituição, nós tratamos com o presidente Eunício acerca disso”, enfatizou Marianna Dias.

Eunício Oliveira elogiou os estudantes pela preocupação com o cumprimento da Constituição Federal e informou que o Senado Federal apresentou manifestação no Supremo para contestar a prisão em segunda instância.

“A Constituição atualmente não determina prisão em segunda instância. A Constituição diz que prisão é com trânsito em julgado”, disse o presidente do Senado acrescentando que quem pode mudar a Constituição do país é o Congresso Nacional.