Senadores aprovam projeto que incentiva pesquisas clínicas
Os senadores aprovaram, durante a sessão do Plenário desta quarta-feira (15), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 200/2015, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), que dispõe sobre princípios, diretrizes e regras para a condução de pesquisas clínicas em seres humanos por instituições públicas ou privadas.
O objetivo do PLS 200/2015 é criar um marco regulatório para análise e registro de novos medicamentos no tratamento de câncer, Alzheimer, diabetes e outras doenças, além de fixar regras a serem cumpridas nos estudos em seres humanos.
Durante a discussão do PLS 200/2015, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) agradeceu à senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) por ter retirado questão de ordem para não adiar a discussão da matéria.
“Eu sinceramente fico muito feliz e quero agradecer aos senadores que estão aqui votando o PLS 200/2015, numa discussão que talvez não fosse à frente. Essa matéria é extremamente relevante. Eu sempre digo que nesta questão de saúde o Brasil já avançou muito, tem uma estrutura muito boa de hospitais e uma equipe muito qualificada de médicos, mas nós ainda pecamos pela pesquisa. Precisamos permitir que as pesquisas para tratamento de saúde no Brasil avancem”, recomendou Eunício.
Mais tarde, após a aprovaram do PLS 200/2015 o presidente do Senado, Eunício Oliveira, destacou que apesar das divergências a Casa tem avançado em pautas importantes para a sociedade brasileira.
“Mais uma vez eu estou muito feliz. Entendo que existam os debates entre a oposição e o governo. Este foi um debate referente a uma matéria neutra, do ponto de vista entre situação e oposição, mas extremamente importante no que diz respeito à evolução da pesquisa de saúde no Brasil. Eu quero agradecer às senhoras e aos senhores senadores pela dimensão que deram nessa tarde à nossa sessão do Plenário”, finalizou Eunício.