Sanção do Susp demonstra empenho do Congresso Nacional na melhoria da segurança pública

A sanção do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), pelo presidente da República, Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (11), é resultado do esforço conjunto de deputados e senadores na aprovação da proposta.
11/06/2018 17h35

susp_planalto

A sanção do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), pelo presidente da República, Michel Temer, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (11), é resultado do esforço conjunto de deputados e senadores na aprovação da proposta. Na abertura dos trabalhos legislativos de 2018, o presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira (MDB-CE), anunciou a segurança pública entre as prioridades da pauta.

O projeto que criou o Susp foi aprovado, pelo Senado, no dia 16 de maio e prevê que instituições de segurança federais, estaduais e municipais atuem em operações combinadas e compartilhem dados. O Sistema será coordenado e gerido pelo Ministério Extraordinário de Segurança Pública, chefiado pelo ministro Raul Jungmann.

Em cada região do país, será instalado um centro integrado de inteligência regional, cujas informações serão centralizadas em uma unidade nacional em Brasília. O primeiro centro será instalado no Ceará e reunirá as atividades de inteligência de todo o Nordeste.