O Congresso Nacional está pronto para o debate, diz Eunício sobre reforma eleitoral em Seminário no TSE

Segundo Eunício, não há um projeto “pronto e acabado”, mas o momento atual oferece todas condições para que o Congresso Nacional realize um grande debate e apresente o “caminho que a população brasileira espera”.
20/03/2017 16h45

Nesta segunda-feira (20), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), enfatizou que os parlamentares têm consciência de que a reforma política precisa acontecer. Segundo Eunício, não há um projeto “pronto e acabado”, mas o momento atual oferece todas condições para que o Congresso Nacional realize um grande debate e apresente o “caminho que a população brasileira espera”. A avaliação foi feita durante a abertura do Seminário Internacional sobre sistemas eleitorais realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tribunal

“O Congresso Nacional está aberto, pronto para o debate, e tem consciência que esse debate precisa ser realizado e precisa ser efetivado. Se possível, ainda em torno de um projeto que una não apenas a política, mas una também o sentimento dos eleitores do Brasil”, afirmou o presidente do Senado.

O Seminário Internacional é promovido pelo TSE em parceria com a Câmara dos Deputados e com apoio do Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (IDEA). Durante dois dias, participantes do Brasil e do exterior vão discutir diferentes modelos eleitorais vigentes no mundo inteiro. A expectativa do presidente do Senado é que, ao longo dos vários painéis temáticos, se avance na discussão sobre a “necessidade, a urgência e a direção das mudanças no sistema eleitoral brasileiro”.

“Acredito que haja relativo consenso sobre o descompasso de que se observa hoje entre os dois momentos-chave da democracia representativa: o momento eleitoral em que os candidatos apresentam as suas propostas e, ao final do escrutínio, em relação à escolha popular, o voto dos eleitores e o que eles esperavam ter aclamado”, justificou Eunício.

Além do presidente do Senado, estiveram entre os presentes na abertura do Seminário, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes; o secretário-geral do IDEA, Yves Leterme; o vice-presidente do TSE, ministro Dias Toffoli; o presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia; e os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).

“Nós estamos inteiramente abertos e à disposição e com disposição de alterarmos, se possível, essas leis até o mês de setembro, portanto, um ano antes, como determina a lei eleitoral brasileira”, estimou Eunício Oliveira referindo-se à regra constitucional de que mudanças na legislação eleitoral somente podem entrar em vigor se aprovadas até um ano antes do pleito.