Eunício recebe xeique dos Emirados Árabes Unidos que anuncia fim da exigência de visto de turista para brasileiros

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, recebeu, nesta quinta-feira (16), a visita do xeique príncipe Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, ministro de negócios estrangeiros e cooperação internacional dos Emirados Árabes Unidos. Durante o encontro, o príncipe anunciou a assinatura de ato que acaba com a exigência de visto turístico para brasileiros.
16/03/2017 14h30

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu, nesta quinta-feira (16), a visita do xeique príncipe Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, ministro de negócios estrangeiros e cooperação internacional dos Emirados Árabes Unidos. Durante o encontro, o príncipe anunciou a assinatura de ato que acaba com a exigência de visto turístico para brasileiros.

Xeique

O presidente do Senado disse estar muito contente com a iniciativa dos Emirados Árabes Unidos e que a assinatura do ato vai aproximar os dois países, ampliar os interesses comerciais bilaterais e fortalecer ainda mais o relacionamento entre os povos das duas nações.

“Acredito que seguindo o princípio da reciprocidade, o Brasil também adotará a mesma liberação na exigência dos vistos”, adiantou Eunício.

O xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan se mostrou satisfeito com a recepção recebida no Brasil e acredita que o fortalecimento das relações entre os dois países é muito importante.

O presidente do Senado explicou ao xeique que o papel do Congresso Nacional sempre foi o de defender a democracia e o bom relacionamento entre os povos. Eunício destacou ainda a melhora na classificação de perspectiva de negócios com o país feita pela agência Moody’s.

“Nós comemoramos a melhora na classificação do Brasil com relação ao ambiente de negócios. Isso é muito importante para ampliar as relações comerciais do Brasil com o mundo. A economia no Brasil começa a avançar. A melhoria da nota se deve ao equilíbrio fiscal, financeiro e ao fortalecimento da economia”, salientou o presidente do Senado.

Xeique02

Segundo Eunício, o Brasil está passando por um processo de modernização das leis, com reformas significativas nas áreas trabalhista, econômica e política.

“Nesse sentido, temos discutido sobre a elaboração de uma proposta de emenda à Constituição que vai trazer maior estabilidade ao ambiente de negócios, porque veda qualquer alteração ou a imposição de dificuldades nos contratos já existentes e firmados com a União. Esse é mais um mecanismo que vai trazer segurança aos investimentos e à economia”, disse Eunício ao acrescentar que a reforma das leis vai destravar o Brasil e garantir a volta do crescimento.

“Vamos incluir 13 milhões de brasileiros no mercado de trabalho”, enumerou Eunício.

O xeique dos Emirados Árabes Unidos fez um apelo ao presidente do Senado no sentido de que as reformas políticas caminhem para fortalecer as relações econômicas entre os dois países.  Eunício destacou que, como presidente do Senado, acumula a função de presidente do Legislativo e que, por esse motivo, vai se empenhar pessoalmente no sentido de modernizar a legislação brasileira sem que isso prejudique as relações de comércio exterior.

“Acredito que o incremento da nossa economia também diz respeito ao fortalecimento do comércio exterior. Nossas reformas vão ao encontro da estabilização do país no ponto de vista social e de governo”, apontou Eunício.

Abdullah Bin Zayed Al Nahyan informou ao presidente do Senado que a confiança na melhora dos ambientes sociais, político e econômico são o motivo da visita ao Brasil.

“Nós acreditamos que o fortalecimento da abertura da economia brasileira ao mercado internacional vai alavancar o ambiente e viabilizar as reformas políticas e fortalecer as instituições”, argumentou o xeique assegurando que os Emirados Árabes Unidos vão participar do aquecimento da economia do Brasil com investimentos e novas oportunidades.

O presidente do Senado lembrou ao xeique que o Brasil é um país imenso e cheio de oportunidades de investimento e convidou o Abdullah Bin Zayed Al Nahyan a voltar ao país na expectativa de que as relações entre os dois países fiquem cada vez mais próximas.

Ao final do encontro, xeique príncipe Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, ministro de negócios estrangeiros e cooperação internacional dos Emirados Árabes Unidos, assinou o livro de autoridades que visitam o Congresso Nacional.