Eunício recebe presidente do Paraguai

Nesta segunda-feira (21), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu a visita de cortesia do presidente do Paraguai, Horacio Cartes.
21/08/2017 13h55

Nesta segunda-feira (21), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu a visita de cortesia do presidente do Paraguai, Horacio Cartes, no Salão Nobre do Senado Federal. Na conversa, temas como o combate ao crime organizado, o fortalecimento da Itaipu Binacional e a ampliação das relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.

Paraguai

“O Brasil precisa se juntar com esses países que produzem aqui para que a gente leve a América do Sul para o mundo, o Parlasul para o mundo, do ponto de vista das exportações. Onde o Brasil for mais competitivo, o Brasil exporta, onde os países vizinhos e irmãos, que têm relações com o Brasil afetiva e comercial, sendo mais competitivos, que eles fação esse tipo de exportação”, afirmou Eunício.

O presidente do Senado destacou que cerca de 300 mil brasileiros vivem hoje no Paraguai, país que vem crescendo 4% ao ano e que recebeu tecnologia de produção agrícola importada do Brasil. Para Horacio Cartes, o mundo atual deixou de ser restrito à balança comercial, exige complementaridade, e é dessa maneira que o Paraguai está disposto a se relacionar com o Brasil, percebendo onde um país pode ser útil para o outro.

“Sem dúvida nenhuma, a saúde do Brasil é muito importante para a região toda e para o Paraguai. A gente fala sempre, se hoje estamos com uma previsão de crescimento de 4, 4,1%, se o Brasil estivesse em um melhor momento, isso dobra no país. Essa é a importância que tem o Brasil para nós paraguaios", disse Cartes.

Sobre a crise enfrentada pelo Brasil, o presidente do Senado tranquilizou Horacio Cartes ao dizer que as autoridades brasileiras estão no caminho para retomada do crescimento.

“Pelos dados que nós recebemos em uma reunião, na semana passada, com ministros da área econômica e com o próprio presidente Michel Temer, os 20 itens que medem a economia, todos eles estão, graças a Deus, em evolução aqui no Brasil. Isso é importante para o nosso relacionamento e para que a gente possa fazer conjuntamente esse desenvolvimento”, enfatizou Eunício Oliveira.