Eunício recebe homenagem da Defensoria Pública da União

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), foi homenageado pela Defensoria Pública da União (DPU) devido ao apoio e trabalho prestado para o fortalecimento da instituição durante a posse de 26 defensores públicos federais na noite da terça-feira (5) em Brasília.
06/06/2018 09h43

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), foi homenageado pela Defensoria Pública da União (DPU) devido ao apoio e trabalho prestado para o fortalecimento da instituição durante a posse de 26 defensores públicos federais na noite da terça-feira (5) em Brasília. É a primeira vez que a DPU entrega a condecoração que leva o nome de Yves Héloury de Kermartin, o Santo Ivo, padroeiro dos advogados.

DPU_Interna

“Vimos com muita alegria, com muita honra, poder conferir essa dignidade ao representante de um Poder que precisa sempre estar atento, de ouvidos abertos à população, um Poder que vem da legitimidade popular do voto, que é o Poder Legislativo”, disse o defensor público-geral, Carlos Eduardo Paz, fazendo um paralelo com o papel do defensor público de ouvir, entender e apaziguar a sociedade.

Ao agradecer o reconhecimento e felicitar os empossados, Eunício destacou a importância da cooperação entre os Poderes neste ano em que a Constituição Federal comemora 30 anos de promulgação. Segundo ele, a carreira de defensor público contribui para a universalização e a democratização dos serviços que o Judiciário presta ao cidadão.

“A garantia do acesso à Justiça ainda é uma luta cotidiana a ser travada todos os dias pelos três Poderes, pelas defensorias públicas dos estados, pela Defensoria Pública da União e pela sociedade brasileira. A prestação de serviços judiciais, a resolução pacífica de conflitos e a democratização da Justiça não devem discriminar ninguém”, defendeu o presidente do Senado.

A DPU é uma instituição que presta assistência jurídica, judicial e extrajudicial, em todos os graus, de forma integral e gratuita, àqueles que comprovem insuficiência de recursos. Ao encerrar o discurso, Eunício convocou os novos defensores a seguirem enfrentando os desafios para a concretização de um sistema que assegure agilidade e acessibilidade aos mais pobres.

“A nobre missão cumprida pelos senhores e pelas senhoras garante a harmonia do nosso sistema e a estabilidade da nossa democracia. Por isso, a minha alegria de estar aqui hoje presente nesse momento tão importante para tantas moças e moços que, tenho certeza, encarnam a garantia de que este país caminha para um futuro com mais justiça social, com mais progresso e com muito mais paz”, enfatizou o presidente.