Eunício defende democracia e liberdade de imprensa em posse do Conselho de Comunicação Social

Segundo o presidente do Senado, o Conselho “é peça fundamental para a consolidação e o amadurecimento de nossa ainda jovem, porém muito vigorosa democracia”.
08/11/2017 12h10

Ao empossar os novos integrantes do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS), nesta quarta-feira (8), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), se colocou à disposição para discutir com o colegiado a defesa da liberdade de expressão e imprensa sempre que for necessário. Segundo o presidente do Senado, o Conselho “é peça fundamental para a consolidação e o amadurecimento de nossa ainda jovem, porém muito vigorosa democracia”.

Eunício defende democracia e liberdade de imprensa em posse do Conselho de Comunicação Social. Foto: Jane de Araújo

“Quando acharem conveniente para tratar de pauta que seja de interesse da liberdade de expressão e interesse da sociedade brasileira, eu, com certeza, arranjarei um tempo de agenda para debater com os senhores e com as senhoras a comunicação no Brasil”, garantiu Eunício.

A quinta composição do CCS foi eleita no dia 13 de julho para um mandato de dois anos. São 13 titulares e 13 suplentes eleitos por senadores e deputados federais, a partir de sugestões de entidades representativas dos setores da comunicação social e da sociedade civil, em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Durante a cerimônia de posse, o presidente do Senado enfatizou a importância do Conselho na tarefa de zelar pela boa comunicação, que só pode ser feita por uma imprensa livre, imparcial e democrática, e proporcionar defesas para que a população possa se proteger do arbítrio e da manipulação da informação.

“Quando a liberdade de opinião é agredida ou é silenciada, somos todos nós atingidos. Jornalistas e veículos devem responder e ser responsáveis pelo que publicam, mas nunca devem ser, previamente, calados ou ameaçados por uma opinião, por uma notícia ou informação”, defendeu Eunício.

Para o presidente do Senado, é fundamental o debate do CCS em conjunto com as empresas de comunicação no combate às chamadas “fake news”, as notícias falsas divulgadas em redes sociais e mensagens por celular. Eunício lembrou que essas publicações têm alcançado dimensão tal que já são acompanhadas, no Brasil, pelo Exército, pela Agência Brasileira de Inteligência e até pela Polícia Federal; e, na Itália, o governo lançou uma parceria com empresas de tecnologia para oferecer a alunos de oito mil escolas um curso para ajudar na identificação das notícias falsas.

“Temos diante de nós um desafio global, e cada nação terá que encontrar a melhor forma de combater esse fenômeno. Acredito eu que este Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional terá uma valorosa contribuição a oferecer a esse importante debate”, reforçou o presidente.

O trabalho da comunicação social do Senado para aproximar o cidadão do Parlamento também foi destacado por Eunício Oliveira como “um dos mais competentes profissionais da imprensa brasileira”, que lembrou a possibilidade que a população, hoje, tem de participar de debates e sabatinas nas comissões técnicas enviando perguntas e sugestões pela internet.

“Dessa forma, nós abrimos, cada vez mais, esta casa para quem representamos, dando voz e participação, que é o povo brasileiro. Quero dizer mais, assim como os princípios da comunicação social, estabelecemos essa ponte sólida entre as atividades públicas e a sociedade”, afirmou o presidente do Senado.