Eunício busca soluções para a segurança nas eleições, segurança pública e segurança humana

A Semana - Presidente Eunício Oliveira - De 02 a 06 de abril de 2018.
06/04/2018 12h55

Capa_42

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), se reuniu, na quinta-feira (5), com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, para conversar sobre a segurança nas eleições deste ano. A preocupação principal é garantir que não ocorra nenhuma fraude no processo eleitoral de 2018. Para isso, Eunício defendeu o sistema de biometria e a checagem do resultado das eleições por meio do cruzamento do número de votantes e de justificativas com o somatório de eleitores.

No mesmo dia, o presidente do Senado, ainda recebeu a visita do governador do Ceará, Camilo Santana (PT-CE), e do ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. Na pauta do encontro, a segurança pública. Camilo Santana pediu que fosse agilizada a instalação do Centro de Inteligência do Nordeste e a liberação, pelo Exército, de 13 mil armas compradas pelo governo.

A preocupação com as questões de segurança motivou a entrega do Prêmio Segurança Humana 2018 ao presidente do Senado. A homenagem, concedida pelo Fórum Internacional sobre Segurança Humana na América Latina, que aconteceu em São Paulo nos dias 2 e 3 de abril, foi entregue pelo conselheiro especial do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Yukio Takasu. O representante da ONU explicou que o conceito de segurança humana vai além das questões de criminalidade e segurança pública, envolve também um contexto econômico e social que garanta a digna existência individual e a alta qualidade de vida dos cidadãos.

Na terça-feira, Eunício comandou a sessão do Congresso Nacional que rejeitou os vetos presidenciais ao Refis das micro e pequenas empresas, ao Programa de Regularização Tributária Rural (PRR) para débitos acumulados com o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), e à reformulação das carreiras dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

Já na sessão do Plenário do Senado, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei do Senado (PLS) 488/2017, que estabelece normas e traça diretrizes para o encaminhamento, pelo Executivo, de leis que instituem políticas públicas e cria a Lei de Responsabilidade Gerencial. A proposta obriga, por exemplo, o Poder Executivo a encaminhar ao Poder Legislativo uma avaliação de impacto da norma que criará determinada política pública, além de propor diretrizes que contribuirão com o sucesso da ação estatal.

Durante a semana, o presidente do Senado ainda recebeu representantes de 16 entidades que compõem a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicos acompanhados da senadora Ana Amélia (PP-RS), da Frente Parlamentar que trata do assunto. Eles pediram apoio na regulamentação da lei 13.479/2017, que regula o setor e concede crédito especial para as Santas Casas continuem a operar no Sistema Único de Saúde (SUS).

Integrantes da Aliança das Mulheres que Amam Brasília (AMA) também visitaram o Eunício Oliveira e apresentaram um manifesto em favor da inclusão do cerrado como Patrimônio Nacional. O manifesto solicita agilidade na aprovação da PEC 115/95, analisada em conjunto com a PEC 504/2010, que tramita na Câmara dos Deputados e modifica o parágrafo 49 do artigo 225 da Constituição Federal, reconhecendo o cerrado como Patrimônio Nacional.

Sobre a votação da Medida Provisória 808/2017, que altera a reforma trabalhista, o presidente do Senado disse que é possível a votação da proposta, desde que a Câmara dos Deputados envie o texto análise dos senadores com prazo mínimo de sete dias antes do vencimento. A MP é válida até o dia 23 de abril.

Eunício falou sobre a votação da MP 808 após participar da posse, no Palácio do Planalto, dos novos ministros da Saúde, Gilberto Occhi; e dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira; e do presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza. As mudanças ministeriais eram esperadas, uma vez que os antecessores deixaram os cargos para poderem disputar as eleições deste ano.

Segurança nas eleições | Segurança públicaPrêmio Segurança Humana 2018Sessão do Congresso Nacional

Lei de Responsabilidade Gerencial | Santas CasasPreservação do cerradoMP da reforma trabalhistaPosse de ministros

Imagens_42