Eunício avalia que Senado cumpre seu papel com a sociedade

Essa é a casa do povo brasileiro, do sentimento e da vontade das pessoas como um todo, representadas aqui pelos seus parlamentares e cada um representando, inclusive, os seus estados e o país. O ano passado, nós tivemos o maior número de votações da história desse Congresso”, argumentou Eunício.
04/05/2018 11h45

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), fez uma avaliação do trabalho no Congresso Nacional e concluiu que, mesmo em ano de Copa e de eleições, a Casa continua cumprindo seu papel com a sociedade, uma vez que, além da votação de matérias, o debate tem papel fundamental. Segundo ele, quando os parlamentares dialogam com autoridades e representantes da sociedade civil, seja nos gabinetes ou nas audiências públicas e sessões temáticas, agem para fomentar a discussão e soluções de assuntos de interesse dos cidadãos.

“A produção do Congresso não é apenas votação de matéria. É debate de matéria. Essa é a Casa do debate. Essa é a casa do povo brasileiro, do sentimento e da vontade das pessoas como um todo, representadas aqui pelos seus parlamentares e cada um representando, inclusive, os seus estados e o país. O ano passado, nós tivemos o maior número de votações da história desse Congresso”, argumentou Eunício.

O presidente ainda destacou que o Senado é exemplo na economia de recursos públicos e lembrou que, no último ano, a instituição devolveu dinheiro à União para que pudesse ser aplicado em outras áreas, como saúde e educação. Foram R$ 203 milhões resultantes das medidas de economia e racionalização de gastos adotadas pela presidência ao longo de 2017 e do cumprimento do teto estabelecido pela Emenda Constitucional 95.

“Eu quero deixar bem claro, na questão de gastos, o Senado fez o seu dever de casa. Infelizmente, como diz: a palavra convence, mas o exemplo tem que arrastar. Infelizmente, o nosso exemplo não arrastou outros entes da Federação para a devolução, a economia e a devolução de recursos. Pelo contrário, nós tivemos que aprovar quase 26 PLNs de acréscimo de despesas no final do ano”, disse.