Eunício anuncia reunião-geral para propor medidas de redução do preço dos combustíveis

Segundo Eunício, desde domingo tem se reunido com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para encontrarem uma saída para os aumentos da gasolina, diesel e gás de cozinha.
22/05/2018 18h41

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), anunciou durante a Sessão do Plenário desta terça-feira (22) que na próxima semana vai realizar reunião-geral para encontrar e propor medidas de redução do preço dos combustíveis. Segundo Eunício, desde domingo tem se reunido com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para encontrarem uma saída para os aumentos da gasolina, diesel e gás de cozinha.

Eunício anuncia reunião-geral para propor medidas de redução do preço dos combustíveis. Foto: Jonas Pereira

“É abusivo o que tem acontecido no Brasil com relação aos combustíveis: com gás de cozinha; o óleo diesel; e com a gasolina. Portando, nos reunimos e definimos que na próxima semana iremos fazer uma comissão geral convocando o presidente do Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica], que tem responsabilidade nessa questão de cartéis; o ministro do ministério de Minas e Energia, Moreira Franco; o presidente da Petrobrás, Pedro Parente; o presidente das distribuidoras; e os representantes dos consumidores”, anunciou.

De acordo com o presidente do Senado, a representatividade dos presentes será respeitada em igual número para que dessa forma possa ser feito o debate que vai encontrar o caminho para a redução do preço dos combustíveis.

“Eu sinceramente fiquei assustado com o que vi hoje, de que agora a questão do aumento de combustíveis está vinculada ao aumento do dólar. Meu Deus do Céu, quantas vezes variou o preço do dólar no dia de hoje? Será que essa variação está acontecendo nos postos de gasolina, onde as pessoas vão abastecer? Será? Tenho certeza absoluta que não, porque se estiver acontecendo, a variação é sempre para cima e não para baixo”, alertou Eunício.

Ao finalizar o presidente do Senado voltou a garantir que a reunião da próxima semana vai ser composta não apenas por membros das casas legislativas.

“Nós vamos convidar pessoas que representam os interesses do governo e as que defendem os direitos dos consumidores. Não vamos discutir aqui o governo ‘A’ ou do ‘B’. Todos sabemos da nossa preocupação e da responsabilidade que temos com o povo brasileiro”.

 

RIDE
Ainda nesta terça-feira, os senadores aprovaram o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 102/2015 Complementar, para dispor sobre a constituição da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE) e incluir 12 outros municípios de Goiás e Minas Gerais na região. A matéria segue para a sanção da presidência da República.

Missão junto à União Europeia

Por 46 votos, o Plenário aprovou nesta terça-feira a indicação do diplomata Marcos Bezerra Galvão para a chefia da missão permanente do Brasil junto à União Europeia.