Eunício afirma que Senado aprovou mais de 40 propostas nesta semana

A Semana - Presidente Eunício Oliveira - De 03 a 07 de setembro de 2018.
06/09/2018 12h55

Eunício afirma que Senado aprovou mais de 40 propostas nesta semana. Foto: Jonas Pereira

 

Durante o esforço concentrado desta semana, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), afirmou que foram aprovados mais de 40 projetos. Por isso, segundo ele, a sensação é de dever cumprido. O presidente também destacou o empenho dos senadores, que estiveram presentes mesmo neste período de campanhas eleitorais.

Entre as matérias aprovadas está a Medida Provisória 838/2018, que concede subvenção para a venda e a importação do óleo diesel de uso rodoviário. Ao todo, serão destinados R$ 9,5 bilhões para garantir o desconto total de R$ 0,46 no litro do combustível para cobrir parte dos custos das distribuidoras. O texto aprovado garante subsídio até 31 de dezembro de 2018.

Durante a sessão do Plenário da última quarta-feira (5), foram aprovadas propostas como o PLS 264/2017, que institui uma ajuda de custo para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que precisam fazer o tratamento fora da cidade onde vivem. A matéria ganhou uma emenda supressiva destacando que a origem dos recursos para pagamento da ajuda de custo serão de responsabilidade da União. Os senadores também apreciaram indicações de autoridades e uma série de acordos internacionais.

Também foram aprovadas matérias como o PLC 35/2014, que garante prioridade a mulheres vítimas de violência doméstica na realização do exame de corpo de delito; o substitutivo da Câmara ao PLS 214/2014, que institui o Selo de Desburocratização e Simplificação; além de indicações de autoridades e uma série de acordos internacionais.

O presidente do Senado também recebeu uma comitiva de integrantes da Federação dos Agentes Comunitários de Saúde, que pedem a derrubada do veto ao reajuste de 52,86% do piso salarial dos profissionais, previsto no texto da Lei 13.708, de 2018. Na ocasião, o presidente afirmou que devido à relevância do tema é recomendado que a votação ocorra numa sessão com um quórum maior, já marcada para 10 de outubro.


Mais de 40 itens aprovados, entre eles a ajuda de custo a pacientes do SUS para atendimento em outra cidade

Senado aprova MP que concede subsídio para reduzir preço do diesel

Vítimas mais vulneráveis terão prioridade em exames de corpo de delito

Eunício recebe agentes comunitários de saúde que defendem a derrubada do veto a reajuste

Presidente do Senado recebe ministro do Planejamento