Em Plenário, Eunício reivindica redução de juros para empréstimos do Banco do Nordeste

Durante a sessão do Plenário desta quinta-feira (23), o senador Fernando Bezerra (PSB-PE) fez um apelo para que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), atue junto ao ministério da Fazenda para reduzir os juros cobrados para o uso de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
23/03/2017 12h45

Durante a sessão do Plenário desta quinta-feira (23), o senador Fernando Bezerra (PSB-PE) fez um apelo para que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), atue junto ao ministério da Fazenda para reduzir os juros cobrados para o uso de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). O fundo é operado pelo Banco do Nordeste e tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região através da execução de programas de financiamento aos setores. Fernando Bezerra lembrou que Conselho Monetário Nacional se reúne hoje para avaliar a redução dos juros do FNE. O parlamentar destacou que, com a adoção de taxas mais atrativas, a economia da região poderá voltar a crescer.

O presidente do Senado alertou que existem mais de R$30 bilhões em caixa no Banco do Nordeste, mas o setor privado não demanda financiamentos porque os juros praticados estão abusivos.

“O que precisamos é que tenha juros inferiores para incentivar que empresas, indústrias se instalem no nordeste para gerar emprego e renda para aquela população tão sofrida. Espero contar com a sensibilidade do presidente Temer. Essa é uma luta de todos nós”, ressaltou Eunício.

O presidente do Senado acrescentou ainda que com a nova Lei de Repatriação mais recursos vão ser destinados aos fundos constitucionais.

Votações

Durante a Ordem do Dia, os senadores aprovaram o acordo entre o Brasil e a República do Peru que amplia os laços econômico-comerciais existentes entre os dois países. O texto foi assinado em Lima, em abril de 2016.