Brasília vai sediar o Centro Cultural dos 3 Poderes da União

Há pouco mais de três meses, o Brasil viu o fogo consumir 200 anos de história guardada do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Com a destruição, chegou-se a suspeitar que também tivesse desaparecido a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, para libertação dos escravos.
13/12/2018 12h15

Há pouco mais de três meses, o Brasil viu o fogo consumir 200 anos de história guardada do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Com a destruição, chegou-se a suspeitar que também tivesse desaparecido a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, em 13 de maio de 1888, para libertação dos escravos. A preocupação com a notícia levou o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), a pedir para a diretora-geral, Ilana Trombka, um levantamento dos documentos históricos da Instituição.

Museu_1312

“Para nossa alegria foi encontrada a Lei Áurea, mas numa condição não adequada para a história do Brasil e aquilo que representa para todos nós”, contou Eunício Oliveira em solenidade na presidência do Senado, nesta quinta-feira (13), quando foi assinado o acordo par criação do Centro Cultural dos 3 Poderes da União.

Assinaram o convênio, o presidente do Senado; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; o ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, ministro Ronaldo Fonseca, representando o presidente da República, Michel Temer; o deputado Cleber Verde (PRB-MA), representando presidente da Câmara dos Deputado, Rodrigo Maia; e a presidente substituta do Instituto Brasileiro de Museus, Eneida Braga Rocha de Lemos.

“A assinatura desse convênio, com absoluta certeza, vai entrar para a história como a junção dos 3 Poderes da República na defesa da cultura nacional. Que esse empreendimento sirva de lição para que os brasileiros possam preservar tudo aquilo que for do interesse da nossa história, do nosso Brasil”, declarou Eunício

Durante a cerimônia, os representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário foram unânimes em reconhecer a riqueza histórica que cada um possui e a necessidade de levar esse acervo ao conhecimento de toda a população.

“Nós sabemos que uma nação ela se torna maior ainda e mais relevante, quando ela registra, preserva, conta e aprende com a sua história”, disse Ronaldo Fonseca destacando que o Centro Cultural vai “enaltecer a nossa cidadania e a nossa democracia”.

O Centro Cultural ainda vai recuperar uma área que está totalmente degradada pelo tempo e pelo vandalismo, onde funcionava o antigo Clube dos Servidores. O terreno de 80 mil metros quadrados foi cedido pela Secretaria de Patrimônio da União ao Senado Federal.

“A população de Brasília deve se perguntar há muito tempo, e não só de Brasília, os que passam ali, que destinação seria dada a esse belíssimo clube. Agora saberão. Agora saberão que o clube poderá ser frequentado por qualquer cidadão, qualquer um que terá oportunidade de visitar mostras culturais e conhecer parte desse importante acervo cultural dos 3 Poderes”, disse Dias Toffoli.

“Tão importante quanto a independência dos Poderes é a harmonia entre os Poderes. Acho que hoje é um ato que a gente registra para a história do Brasil, os três Poderes reunidos em um ato de preservar a cultura nacional”, finalizou o presidente do Senado.