Sob a presidência de Davi, Senado supera produção entre os inícios de legislaturas em 24 anos

Levantamento realizado pela secretaria-geral da Mesa apontou que este ano inaugural foi o mais produtivo das últimas seis legislaturas, ao longo dos últimos 24 anos.
17/12/2019 21h25

O primeiro ano de trabalho de Davi Alcolumbre (Democratas-AP) como presidente do Senado Federal bateu recordes de produtividade legislativa. Levantamento realizado pela secretaria-geral da Mesa apontou que este ano inaugural foi o mais produtivo das últimas seis legislaturas, ao longo dos últimos 24 anos. A Legislatura é um período de quatro anos, onde o seu início coincide com a posse dos senadores.

Foram 331 proposições deliberadas em Plenário, o que representa um aumento de 30% em relação à média histórica. Os senadores apreciaram 20 propostas de emenda à Constituição; 40 medidas provisórias; e mais 271 de projetos de lei, decreto legislativo e resolução do Senado.

“Além da alta produtividade, esse foi um ano legislativo dos mais desafiadores, dos mais transformadores. Inaugurado sob o signo da mudança, veio a ter como marca o ideal reformista”, afirmou o presidente do Senado.

De igual relevância, a atividade das comissões foi intensa nesse ano. Foram mais de 765 reuniões, 392 audiências públicas realizadas, e 1.058 pareceres proferidos.

“Poderia citar muitos outros números, porque eles são, de fato, impressionantes. Para mim, no entretanto, as verdadeiras conquistas desta jovem Legislatura não se devem medir no plano numérico, mas sobretudo na qualidade das matérias votadas”, disse Davi.

Davi cumpriu exatamente o que se comprometeu a fazer quando foi eleito, em fevereiro de 2019, para o comando do Legislativo brasileiro: conduzir o Parlamento por meio do diálogo, entendimento e em busca dos consensos. E foi com esse espírito que foi possível avanços em todas as áreas.

Já no primeiro semestre, a produção da Casa obteve os melhores números dos últimos 25 anos.

“Mas esse não é um mérito exclusivo desta Presidência, porque esse é um trabalho coletivo, feito pelo conjunto de todos os senadores, presidentes de comissões, relatores e líderes”, disse Davi Alcolumbre.

Davi conduziu os trabalhos com o espírito de união e entendimento entre senadores e senadoras, partidos, lideranças políticas e população. Fato inédito na história recente da Senado, 11 partidos distintos integram a atual Comissão Diretora (2019-2020). Parlamentares das cinco regiões do país formam o colegiado. Todas as siglas partidárias foram contempladas no comando das 13 comissões permanentes da Casa.

“O diálogo foi o que eu estabeleci como ponto de partida para a construção deste mandato de presidente, que, eu divido com os outros 80 senadores da República que compõem essa Legislatura”, afirmou o presidente do Senado.