Senado aprova indicação de Aras à PGR

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), conduziu a sessão deliberativa, desta quarta-feira (25), onde foi aprovada a indicação de Antônio Augusto Brandão de Aras ao cargo de procurador-geral da República.
25/09/2019 17h05

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), conduziu a sessão deliberativa, desta quarta-feira (25), onde foi aprovada a indicação de Antônio Augusto Brandão de Aras ao cargo de procurador-geral da República. O novo chefe do Ministério Público obteve 68 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção.

Aras_01

“Desejo muito êxito na condução da Procuradoria-geral da República, para que juntos possamos pacificar o país”, disse o presidente do Senado.

Antes da votação em Plenário, Augusto Aras foi sabatinado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa. Davi Alcolumbre acompanhou parte da reunião do colegiado.

“Como presidente do Senado fiz questão de aguardar o encerramento da votação de Augusto Aras na CCJ. É subprocurador de carreira, tem legitimidade e cumpre os requisitos necessários para a função. Desejo serenidade e tranquilidade neste momento da história”, disse Davi no encerramento da sabatina.

Aras_CCJ

Após mais de cinco horas de sabatina, Aras recebeu 23 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção no colegiado. O procurador substituiu a vaga de PGR ocupada até este mês pela procuradora Raquel Dogde.

“Referendo o papel institucional do Senado da República na condução deste processo. Agradeço ao Aras pela sabatina informal feita no gabinete da Presidência, com a participação de 29 senadores, onde apresentou o seu currículo e sua história”, afirmou o presidente do Senado.

Aras_painel

Augusto Aras

Augusto Aras nasceu em Salvador em 4 de dezembro de 1958. Graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Salvador, em 1981. É mestre em Direito Econômico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); e doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor da Universidade de Brasília (UnB). Ingressou no Ministério Público Federal (MPF) por concurso público, tendo tomado posse em 1987, no cargo de procurador da República. Em 1993, foi promovido a procurador regional da República e, desde 2011, é subprocurador-geral da República.