Presidente Davi destaca unidade dos senadores na definição do comando das comissões

Destaques da Semana do presidente Davi Alcolumbre - Edição nº 02, de 11 a 15 de fevereiro de 2019.
15/02/2019 14h15

A última semana foi marcada pelas articulações conduzidas pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), para que os senadores definissem rapidamente a composição e presidência das 13 comissões permanentes do Senado. Para Davi, a unidade formada entre os parlamentares permitiu que 12 colegiados elegessem por aclamação as respectivas presidências. Somente a Comissão Senado do Futuro (CSF) vai ser definida nos próximos dias, mas já há acordo para que sejam escolhidos os senadores Mecias de Jesus (PRB-RR) para a presidência e Zequinha Marinho (PSC-PA) para vice.

Destaques da Semana do presidente Davi Alcolumbre - Edição nº 01, de 11 a 15 de fevereiro de 2019. Foto: Jonas Pereira

Durante a sessão do Plenário de terça-feira (12), o presidente do Senado Federal leu o pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho. Num prazo inicial de 180 dias, os senadores pretendem apurar as supostas irregularidades e possíveis falhas que culminaram no rompimento da barragem da mineradora Vale, localizada na Mina do Córrego do Feijão, próxima a Brumadinho – MG. A comissão será composta por onze senadores titulares e sete membros suplentes.

Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram o Requerimento do Senado (RQS) 9/2019, que retoma a discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 29/2015, que visa a acrescentar no art. 5º da Constituição Federal a explicitação inequívoca “da inviolabilidade do direito à vida, desde a concepção”.

Na quarta-feira (13), Davi Alcolumbre recebeu, no gabinete da presidência, a visita de cortesia do presidente nacional do Hospital de Amor, Henrique Prata. Durante o encontro, o presidente destacou o empenho de Prata para que o Amapá tenha a 11ª das unidades da Instituição instaladas no país. Em contrapartida, o presidente do Hospital agradeceu o trabalho de Davi na liberação de mais de R$ 4 milhões do governo federal para garantir a manutenção do complexo durante todo 2019.

Em reunião na residência oficial na quinta-feira (14), o presidente do Senado definiu com a bancada do Amapá as obras prioritárias para o desenvolvimento econômico e social do estado. A ideia é apresentar um conjunto de propostas para a população amapaense. Entre as pautas levantadas, está a conclusão da BR156, uma obra importante para o estado que teve início há 70 anos e que até hoje não foi finalizada.

Durante entrevista coletiva à imprensa, o presidente enfatizou que o Brasil precisa das reformas para manter o desenvolvimento econômico e social e, por isso, o Congresso Nacional não deve se deter na discussão que envolve o ministro Gustavo Bebianno, secretário-geral da Presidência da República. Davi ponderou que a reforma da Previdência é urgente para o equilíbrio das contas públicas.

Na sexta-feira (15), o presidente anunciou que analisa junto com a presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senadora Simone Tebet (MDB-MS), a criação de uma subcomissão para acompanhar a tramitação do texto na Câmara dos Deputados. A ideia é agilizar a deliberação da matéria fazendo com que os senadores já conheçam as mudanças antes mesmo da votação pelos deputados. O anúncio foi feito após Davi fazer sua primeira visita, como presidente do Senado, ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

 

Comissões permanentes | CPI de Brumadinho | Direito à vida | Hospital de Amor

Bancada do Amapá | Reforma da Previdência | Subcomissão para reforma da Previdência

 

Imagens da Semana:
https://flic.kr/s/aHsm9LcWJT