Pela harmonia e independência entre os Poderes, vamos questionar o STF, diz Davi

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou, que a Mesa da Casa pedirá esclarecimentos ao STF sobre a busca e apreensão realizada, na manhã desta quinta-feira (19), nas dependências do Senado e da Câmara dos Deputados.
19/09/2019 19h48

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), anunciou, que a Mesa da Casa pedirá esclarecimentos ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a busca e apreensão realizada, na manhã desta quinta-feira (19), nas dependências do Senado e da Câmara dos Deputados. A operação foi autorizada, monocraticamente, por um ministro da Corte, mesmo após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter se manifestado contra a ação.

Pela harmonia e independência entre os Poderes, vamos questionar o STF, diz Davi. Foto: Marcos Brandão

“O Senado tem dado demonstração de respeito às instituições, com base na independência e harmonia entre os Poderes. Por isso vamos nos posicionar em relação a esse episódio. Vou defender a integridade da instituição”, afirmou o Davi Alcolumbre, em entrevista após participar de evento em Brasília.

Davi afirmou que a Advocacia-Geral do Senado levantou uma série de questionamentos em relação ao episódio, entre eles o princípio da ausência de contemporaneidade, pois os fatos investigados ocorreram entre 2012 e 2014, período em que o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), alvos da ação, não exerciam mandato no Congresso Nacional.

No Senado, as buscas e apreensões foram realizadas pela Polícia Federal no gabinete da Liderança do Governo e no gabinete do parlamentar. Por determinação de Davi, a Polícia Legislativa acompanhou os agentes durante a permanência na Casa.

Após a operação, Bezerra Coelho colocou o cargo de líder do Governo do Senado à disposição.