Governo federal lança Programa Norte Conectado, que vai levar banda larga para a região

O presidente do Senado Federal participou, na tarde desta terça-feira (1°), do lançamento do Programa Norte Conectado, em cerimônia no Palácio do Planalto.
01/09/2020 20h03

Davi destinou emenda para o projeto, que começa por Macapá

O presidente do Senado Federal participou, na tarde desta terça-feira (1°), do lançamento do Programa Norte Conectado, em cerimônia no Palácio do Planalto.

O programa vai levar conexão banda larga e infraestrutura de telecomunicação para a região. É uma parceria do Ministério das Comunicações, MEC, Conselho Nacional de Justiça e tem a substancial participação do senador Davi Alcolumbre. Isto porque, antes mesmo de ser presidente do Senado, dois anos e meio atrás, o senador colocou o próprio gabinete para estudar, formatar e viabilizar o projeto. Além disso, Davi destinou emenda parlamentar no valor de R$ 6,15 milhões para o programa.

Governo federal lança Programa Norte Conectado, que vai levar banda larga para a região  Foto: Marcos Brandão

O Norte Conectado inclui a construção de uma infraestrutura de telecomunicações em fibra ótica, com capacidade superior a 100 gibabytes por segundo e a instalação de pontos de acesso à internet banda larga por satélite.

"Estamos virando a página e inaugurando um novo capítulo na história de milhões de brasileiros, que vivem na região Norte, os pescadores, os ribeirinhos... É um novo mundo de possibilidades, com interação, educação e qualidade. E a minha alegria é ainda maior porque a primeira fase do programa vai interligar Macapá aos municípios de Alenquer, Almeirim e Santarém, no Pará; alcançando 950 mil habitantes, 165 escolas, além de tribunais e hospitais.

Davi também falou da importância do diálogo e da união de esforços para a política efetivamente modificar a vida das pessoas.

"Ainda em 2017, em reunião com o Exército, eu compreendi o que significava a região Norte conectada, e a importância disso para 25 milhões de brasileiros que vivem lá. A vida é difícil para os nortistas, daí a importância da presença do Estado. São os atores políticos que precisam dar condições estruturantes para garantir educação, saúde, pesquisa, conectividade e desenvolvimento. Só existe um caminho: o caminho do diálogo, do entendimento e da conciliação. Aqui está a prova de que, quando há união de propósitos, as instituições se juntam e o Brasil avança mais rápido" - disse Davi.