Em homenagem ao Jornal Nacional, Davi defende democracia e liberdade de imprensa

Em seu pronunciamento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), defendeu a democracia e a liberdade de imprensa.
13/09/2019 14h55

O Plenário do Senado realizou, nesta sexta-feira (13), sessão especial em homenagem aos 50 anos do Jornal Nacional, do Grupo Globo. A diretoria e jornalistas da empresa, e representantes de entidades do setor de comunicação marcaram presença no evento. O telejornal foi ao ar pela primeira vez em 1º de setembro de 1969.

RedeGlobo

Em seu pronunciamento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), defendeu a democracia e a liberdade de imprensa.

“Não há democracia sem uma imprensa livre e imparcial que permita aos cidadãos conhecer os fatos e livremente opinar sobre eles, tanto nas urnas, como nas ruas, ou mesmo nas redes sociais. Nesse particular, um Congresso Nacional forte e independente e uma imprensa livre são sinônimos de uma de uma democracia cada vez mais sólida e estável. Ambos devem caminhar juntos", destacou Davi Alcolumbre.

Um vídeo foi exibido com fatos marcantes do país e do mundo retratadas em reportagens do Jornal Nacional. Outro trecho do material é o momento em que o jornalista, Cid Moreira, o primeiro apresentar do jornal, informa a missão do programa: “com o compromisso de fazer um telejornal, que através da notícia pudesse ajudar a unir pelo Brasil”.

Rede_Globo02

“O Senado Federal homenageia, sobretudo os profissionais, sejam eles jornalistas, ou não, que contribuíram ao longo desse tempo para fazer do homenageado o principal telejornal brasileiro”, disse Davi.

Davi Alcolumbre ressaltou ainda a importância do Jornal Nacional na missão de levar notícias a todo o território nacional.

“Nesses 50 anos de existência, o Jornal Nacional tem contribuído de uma forma muito consistente para a integração nacional, de Norte a Sul, e de Leste a Oeste, ele tem permitido que as diversas regiões do nosso país conheçam os problemas e as realidade umas das outras, o que também tem sido fundamental para a estabilidade de nossa democracia”, disse Davi.

O requerimento da sessão especial é de autoria do senador Jorge Kajuru (Patriotas-GO).

Participaram da homenagem o vice-presidente da Administração, presidente do Conselho Editorial e do Comitê Institucional do Grupo Globo, João Roberto Marinho; o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Globo, Paulo Tonet Camargo; os senadores Eduardo Braga (MDB-AM), José Serra (PSDB-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Chico Rodrigues (DEM-RO), Rodrigo Cunha (PSDB-AL), Lucas Barreto (PSD-AP), Randolfe Rodrigues (Rede-AP).