Davi se reúne com ministro do Desenvolvimento para fazer levantamento de obras estruturantes e garantir o crescimento econômico e social do Laranjal do Jari - AP

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), vai se encontrar, amanhã, sexta-feira (8), com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para apresentar a “Carta do Amapá”, elaborada em conjunto com a bancada do estado, na qual deputados e senadores levantaram uma série de obras estruturantes e prioritárias que devem ser concluídas e incrementar a qualidade de vida da população local. Durante toda a manhã, Davi e Gustavo Canuto, acompanhados da bancada federal, irão percorrer a Região de Laranjal do Jari – AP para fazer um levantamento das necessidades da localidade. A
07/03/2019 12h35

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), vai se encontrar, amanhã, sexta-feira (8), com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para apresentar a “Carta do Amapá”, elaborada em conjunto com a bancada do estado, na qual deputados e senadores levantaram uma série de obras estruturantes e prioritárias que devem ser concluídas e incrementar a qualidade de vida da população local. Durante toda a manhã, Davi e Gustavo Canuto, acompanhados da bancada federal, irão percorrer a Região de Laranjal do Jari – AP para fazer um levantamento das necessidades da localidade. A chegada está prevista para as 8h45 e, na sequência, Davi e Gustavo Canuto seguem para a obra inacabada da ponte sobre o Rio Jari.

Nesta quinta-feira (7), Davi concedeu entrevista e falou sobre a visita que fará junto com o ministro do Desenvolvimento Regional à Região do Laranjal do Jari. A intenção do presidente do Senado é mostrar ao ministro a situação enfrentada diariamente pela população local, que sofre com abras inacabadas.

“O município não tem condições financeiras de depositar a contrapartida, uma vez que se trata de uma obra orçada em R$ 50 milhões. O nosso pleito junto ao Governo Federal é de que o ministério do Desenvolvimento Regional assuma a obra da Ponte do Rio Jari e em definitivo entregue a interligação do estado do Amapá com o restante do Brasil”, explicou Davi.

Durante a entrevista Davi disse que vai levar Gustavo Canuto à obra de um conjunto habitacional que falta apenas 15% para ser concluído e entregue aos futuros moradores.

“São quase 300 apartamentos que precisam de uma contrapartida, no qual houve um comprometimento do Ministério do Desenvolvimento Regional com a Bancada do Amapá para a destinação deste recurso que vão permitir a entrega desses apartamentos”, disse Davi.

A construção das passarelas da área baixa da cidade também é uma prioridade levantada pela Bancada do Amapá que vai ser apresentada pelo presidente do Senado Federal ao ministro do Desenvolvimento Regional.

“Trata-se de mais de 60 quilômetros de passarelas, que, apesar do imenso esforço, a prefeitura não tem condições de construir. Já o Ministério do Desenvolvimento Regional, que é uma junção do Ministério das Cidades, com o Ministério da Integração, tem capacidade financeira de atender o nosso pleito com relação a isso e construir passarelas de madeira e de concreto na região inundada na beira do Laranjal do Jari”, ponderou Davi.

As visitas técnicas vão ter início por volta das 9h15 com a ida do presidente do Senado Federal e o ministro do Desenvolvimento Regional para o Conjunto Habitacional do Jari, onde vão debater sobre a contrapartida de conclusão dos apartamentos. E seguida, Davi e Gustavo  Canuto seguem para a prefeitura do Laranjal do Jari, onde vão encontrar com o prefeito e seguir para a Câmara de Vereadores.

Antes do retorno para Macapá a comitiva segue para uma visita de avaliação das passarelas que interligam a região inundada na beira do Laranjal do Jari. Conhecidas como palafitas, esses caminhos ficam acima das áreas alagadas e são importantes para a mobilidade dos habitantes da região.

Às 13h Davi e Gustavo Canuto retornam para Macapá, onde almoçam por volta das 13h45. Mais tarde, às 16h o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, se encontra com os procuradores da República lotados no Estado. O encontro acontece na sede da procuradoria.

O dia de compromissos se encerra às 17h com sessão solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá para o biênio 2019/2021.