Ferramentas Pessoais
Acessar

Davi recebe embaixador da França e garante criação de grupo parlamentar

No encontro, Davi garantiu a criação de um grupo de senadores Brasil-França, com instalação marcada, para a próxima quinta-feira (4/4), na Comissão de Relações Exteriores (CRE).
28/03/2019 20:15

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), recebeu, nesta quinta-feira (28), o embaixador da França, Michel Miraillet. No encontro, Davi garantiu a criação de um grupo de senadores Brasil-França, com instalação marcada, para a próxima quinta-feira (4/4), na Comissão de Relações Exteriores (CRE).

“O Congresso Nacional precisa dar sua parcela de contribuição às relações internacionais, principalmente aos países que tem fronteira com o Brasil”, disse o presidente.

Brasil e França compartilham fronteira com mais de 700 quilômetros de extensão, entre o Amapá e Guiana Francesa.

Cônsul

O embaixador francês informou a Davi que será nomeado um cônsul honorário em Macapá, capital do Amapá, o que tornará possível, além de outros serviços, a emissão de visto francês para brasileiros. A previsão é que a reabertura da representação consular aconteça até o final de abril.

Davi propôs a ida de uma delegação oficial, formada por integrantes da Embaixada da França e pela bancada de senadores do Estado, para acompanhar a retomada dos trabalhos do consulado em Macapá.

“Aproveitando que o presidente do Senado é amapaense vamos dinamizar as relações e avançar sobre os nossos interesses mútuos”, afirmou Miraillet.

A necessidade da conclusão de um acordo para a utilização da Ponte Binacional, entre o Oiapoque e a Guiana, por parte do Itamaraty, Embaixada da França e os governos do Amapá e da Guiana, também foi apontado pelo embaixador.

Participaram da audiência o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PTB-MS); os senadores da bancada do Amapá, Randolfe Rodrigues (Rede) e Lucas Barreto (PSD); e o deputado estadual do Amapá, Paulinho Ramos (PR).