Davi recebe diretora de instituto para crianças com lesão cerebral

Neste sentido, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu, nesta terça-feira (19), Janet Doman, diretora do IAHP, método por meio de estímulos para crianças com algum tipo de lesão cerebral e dificuldade de aprendizagem.
19/11/2019 17h55

A busca por melhores condições às pessoas com dificuldades de aprendizagem é constantemente levantada no Parlamento brasileiro. Neste sentido, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), recebeu, nesta terça-feira (19), Janet Doman, diretora do The Institutes for the Achievement of Human Potencial (IAHP), método por meio de estímulos para crianças com algum tipo de lesão cerebral e dificuldade de aprendizagem.

Janet Doman_01

“O Congresso brasileiro tem a honra de receber Janet, que juntamente com o seu pai, ultrapassou a fronteira do desconhecido. É uma grande oportunidade de trocarmos experiências, trazer o conhecimento sobre a metodologia para a discussão no Senado e para o país”, disse Davi Alcolumbre.

Fundado em 1955, na Filadélfia, Pensilvânia, por Glenn Doman, pai de Janet, o método é direcionado a crianças com deficiências (física, auditiva, visual, entre outras) e dificuldades de aprendizagem, através de um conjunto de programas de estimulação. Os programas consistem ainda na capacitação dos pais desde o nascimento da criança.

Janet Doman_02

“Buscamos caminhos para estimular o cérebro e não tratar os sintomas, não fazer uso de medicamentos. Nós já tivemos crianças de dois a três anos de idade com lesão cerebral com compreensão total do que estava lendo, e já tivemos crianças normais com sete anos que estavam fracassando nas escolas”, explicou Janet.

Em Brasília há uma escola que utiliza o método. “O importante é fazermos as crianças encontrarem os seus próprios caminhos de aprendizagem e não seguir os nossos caminhos”, afirmou a norte-americana.

Além de Davi e Liana Andrade, os senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), o presidente Dário Berger (MDB-SC), e o titular Flávio Arns (Rede-PR); o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES), Wellington Fagundes (PR-MT), Eduardo Braga (MDB-AM), participaram da audiência.

Janet Doman_03

“Sobre o método, nas escolas comuns as crianças passam por um conjunto de atividades estimuladoras de áreas do cérebro que habitualmente não são usadas, estimulação cerebral, novas sinapses. E na parte da educação especial é a mesma coisa”, comentou o senador Flávio Arns.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil. Destas, 7,5% são crianças de até 14 anos, 3,5 milhões de crianças, segundo o último censo do IBGE, de 2010.

Xingu

A relação da família Doman com o Brasil é antiga. Em 1969, Janet participou da expedição do IAHP aos povos indígenas, que vivem em torno do Rio Xingu, no estado do Mato Grosso.  Sob a orientação de um dos irmãos Villas Bôas, o sertanista Cláudio, ela fez as primeiras medições antropométricas nas crianças do Xingu.

“Com 19 anos de idade eu estive no Brasil, no território do Xingu, juntamente com o Cláudio Villas Bôas, meu pai e Raimundo Veras. Tivemos a oportunidade de viver com tribos e ninguém teve oportunidade de fazer isso. Foi uma experiência extraordinária”, contou Janet.

Diretora do IAHP desde os anos 1980, Janet iniciou sua trajetória ao lado do seu pai, Glenn Doman. Atualizou e revisou os livros mais vendidos de seu pai: “Como Ensinar Matemática A Seu Bebê” e “Como Multiplicar a Inteligência De Seu Bebê”.