Ferramentas Pessoais
Acessar

Davi e Randolfe viabilizam a reabertura do Consulado Francês em Macapá

Na próxima segunda-feira (29), Davi e Randolfe Rodrigues, acompanhados do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, desembarcam no Amapá para a cerimônia de reabertura do Consulado Francês na capital.
25/04/2019 16:30

Na próxima segunda-feira (29), o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (Democratas/AP) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), acompanhados do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, e comitiva francesa, desembarcam no Amapá para a cerimônia de reabertura do Consulado Francês na capital. A retomada da agência física do consulado é uma conquista dos senadores amapaenses junto à embaixada da França no Brasil, e facilita a relação transfronteiriça entre brasileiros e guianenses para turismo, visitas, relações diplomáticas e de trabalho.

Laços de cidadania

“Melhorar o relacionamento entre o Brasil e a Guiana Francesa é um passo à frente no desenvolvimento econômico entre nossos países e, além disso, é estreitar laços de cidadania. Assim como ressaltamos em nossas conversas com o Itamaraty, queremos que os nossos brasileiros sejam bem acolhidos na província francesa, e que os franceses que moram em nosso país tenham apoio para a retirada de seus documentos pessoais, por exemplo. O papel principal do consulado é melhorar o dia a dia e dar apoio a esses cidadãos que, pela proximidade, já se misturaram à nossa gente e hoje somos uma grande família”, diz o presidente Davi Alcolumbre.

Para o senador Randolfe diminuir a distância entre o Brasil e a França é uma luta antiga.

"Desde 2011, quando assumi o primeiro mandato, tenho trabalhado pela união entre brasileiros e franceses. Foi com muita mobilização que conseguimos inaugurar a ponte binacional, em Oiapoque, e agora reinaugurar o Consulado no Amapá. A emissão de vistos e a redução do valor do seguro internacional obrigatório deve facilitar o acesso brasileiro à Guiana Francesa", disse o senador Randolfe Rodrigues.

Interrupção

As atividades do consulado da França em Macapá foram oficialmente interrompidas em janeiro do ano passado por questões de gestão interna, e os vistos passaram a ser emitidos pela embaixada em Brasília, gerando dificuldades enormes, acompanhadas de perto pelos senadores, que vão desde o deslocamento à capital federal, prazo para confecção da documentação (aproximadamente 35 dias) e os custos elevados que variam de 263 reais para o visto e 768 reais para o seguro automotivo.

Maior fronteira terrestre com a França

Ao presidente Davi, o embaixador Miraillet confirmou a redução do valor do seguro, bem como a emissão dos vistos no estado em 90 dias após a reabertura da agência, com segurança biométrica.

“Os parlamentares da bancada do Amapá são muito ativos. Nós mantemos uma relação de confiança e de grande franqueza com eles. O Brasil é a maior fronteira terrestre com a França, o que dá ao Amapá um papel particular na relação bilateral. Nesse sentido, este consulado-honorário é muito importante para nós. É, inclusive, o único no mundo autorizado a emitir vistos” – explicou o embaixador.

O novo cônsul honorário será Fabien Fournet, cidadão brasileiro, que, conforme Miraillet, “segue os caminhos do pai, pois Felix Fournet foi nosso primeiro cônsul honorário em Macapá, em 1975”.

Delegação

Acompanham a delegação francesa o ministro conselheiro, Gilles Pecassou; o cônsul geral da França em Brasília, Samuel Bouchard; o diretor-adjunto da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Lamine Sow; os adidos de Defesa e Cooperação Educativa, coronel Charles Orlianes e Catherine Petillon; e a conselheira diplomática do Prefet, Anne Suard.

Cerimônia de abertura

A cerimônia de reabertura do Consulado Francês acontece na Rua Tiradentes, 93, na região central de Macapá, a partir das 18h30. O evento será restrito a autoridades e imprensa, com presença confirmada do governador Waldez Góes; do vice, Jaime Nunes; do prefeito de Macapá, Clécio Luís; da prefeita de Oiapoque Maria Orlanda, e de parlamentares da bancada federal.