Davi Alcolumbre quer criar subcomissão de senadores para acompanhar reforma da Previdência na Câmara

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), afirmou nesta sexta-feira (15) que está em análise a criação de uma subcomissão formada por senadores para acompanhar a tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados.
15/02/2019 12h37

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), afirmou nesta sexta-feira (15) que está em análise a criação de uma subcomissão formada por senadores para acompanhar a tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. A previsão é que o governo federal encaminhe na próxima quarta-feira (20) o texto da reforma ao Congresso Nacional.

Davi Alcolumbre quer criar subcomissão de senadores para acompanhar reforma da Previdência na Câmara. Foto: Marcos Brandão

“Os senadores querem ajudar o país, mas querem o debate. A Casa vai debater, ouvir a sociedade e votar o que os senadores entenderem como uma reforma boa para o Brasil”, disse.

Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a medida começa primeiro a tramitar na Câmara, onde terá que ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois por uma comissão especial, antes de ser votada no Plenário em dois turnos.

Só depois de aprovada pelos deputados é que a matéria segue para análise dos senadores.

Davi Alcolumbre defende a criação da subcomissão neste período para que o texto chegue “bem arredondado” ao Senado.

"Eu acho importante isso para a gente queimar etapas de discussão. Se uma subcomissão dentro da CCJ puder acompanhar o que estiver acontecendo na Câmara, a matéria vai chegar no Senado bem arredondada para a gente dar a nossa opinião e votar a matéria", enfatizou.

Davi acredita que o texto pode ser aprovado ainda no primeiro semestre.

De acordo com o presidente do Senado, uma equipe de assessores técnicos da Casa analisa como pode ser viabilizada a criação da subcomissão.

"A sugestão dos técnicos é que seriam sete membros nessa subcomissão e aí estamos vendo se teria um presidente, se vai conseguir compatibilizar com a Câmara. Regimentalmente, está sendo construída a possibilidade de essa subcomissão acompanhar como orientadora do debate já que a gente não pode votar, mas pode sugerir. Essa subcomissão pode dar sugestões do Senado para a Câmara do sentimento do Senado", finalizou.