Davi Alcolumbre defende reforma urgente da ONU e fortalecimento da governança multilateral no Brics

Ao abrir a quinta sessão do Fórum Parlamentar, o presidente do Congresso destacou papel dos parlamentos na construção de uma nova ordem internacional mais justa e inclusiva.
05/06/2025 14h51

Ao abrir a quinta sessão do Fórum Parlamentar, o presidente do Congresso destacou papel dos parlamentos na construção de uma nova ordem internacional mais justa e inclusiva.

Brasília (DF) - Ao abrir a quinta sessão de trabalho do 11º Fórum Parlamentar do Brics, nesta quinta-feira (5), no Plenário do Senado Federal, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu a urgência da reforma da arquitetura multilateral de paz e segurança, com ênfase na reestruturação do Conselho de Segurança da ONU. Segundo ele, a atual configuração da governança global já não reflete as aspirações e o peso das nações do Sul Global.

“A estrutura de governança da ONU, que completa 80 anos em 2025, não mais reflete a importância, a influência e as aspirações dos países da América Latina, da Ásia, da África”, afirmou.

Na avaliação do presidente do Congresso, o momento é de repensar o papel das instituições multilaterais e de promover uma nova ordem internacional baseada em respeito mútuo, sustentabilidade e participação equitativa no processo de crescimento econômico.

“A busca desse novo multilateralismo precisa obedecer aos princípios da Carta das Nações Unidas e se basear nas melhores práticas do direito internacional. O multilateralismo que buscamos é pacífico, justo, seguro, sustentável e inclusivo.”

Davi Alcolumbre também destacou o papel decisivo dos parlamentos na construção dessa nova ordem. Para ele, o Brics oferece uma plataforma legítima para ampliar a voz das nações emergentes.

“Os parlamentos do Brics são atores imprescindíveis na busca de uma nova arquitetura mundial de paz, prosperidade e segurança. São eles que melhor ecoam os anseios de cada povo”, finalizou.