Davi Alcolumbre celebra 135 anos do TCU e destaca parceria com o Congresso para garantir transparência e boa governança
Brasília (DF) – O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), presidiu nesta terça-feira feira (4), a sessão especial em homenagem aos 135 anos do Tribunal de Contas da União (TCU). Em seu discurso, Davi ressaltou a parceria histórica entre o Congresso Nacional e a Corte na defesa da boa governança e do uso responsável dos recursos públicos.
“O Tribunal de Contas da União tem uma história que se confunde com a própria construção da República. Mais do que olhar para o passado, este é um momento de reconhecer o papel que o TCU cumpre hoje, com seriedade, independência e compromisso com o Brasil”, afirmou.
O evento contou com a entrega do Relatório de Fiscalização de Obras Públicas do TCU ao presidente do Senado.
“O Congresso Nacional e o TCU caminham lado a lado nessa missão de garantir transparência, eficiência e responsabilidade no uso dos recursos públicos. Essa parceria é o que assegura que o dinheiro do contribuinte chegue aonde deve chegar: na vida das pessoas”, destacou Davi.
Várias autoridades estiveram presentes à solenidade, assim como o senador e ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ex-senador e atual ministro do TCU, Antonio Anastasia; o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho; o presidente do TCU, Vital do Rêgo; e o senador Veneziano Vital do Rêgo, autor do requerimento que permitiu a realização da sessão especial.
Em nome do Tribunal, o ministro Vital do Rêgo agradeceu a homenagem e reforçou o papel do órgão no fortalecimento do Estado brasileiro. “O TCU atua para que a gestão pública seja cada vez mais eficiente e transparente, honrando o compromisso com o cidadão brasileiro”, afirmou.