Centro de Especialidade e Diagnóstico de Pedra Branca do Amapari é inaugurado e recebe tomógrafo de Davi Alcolumbre

19/05/2019 16h04

Neste domingo (19), o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (Democratas/AP), participou da inauguração do Centro de Especialidade e Diagnóstico de Pedra Branca do Amapari - resultado de parceria entre o senador, a prefeitura municipal de Macapá e o Governo Federal. A unidade de saúde que irá atender usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), recebeu de Davi um tomógrafo, fruto de emenda, para a realização de exames de média e alta complexidade dos municípios da perimetral Norte.

Pedra Branca do Amapari é a primeira cidade do estado do Amapá a contar com um equipamento desse porte, orçado em quase 1 milhão de reais, e decisivo para o diagnóstico de doenças graves. Moradores das cidades de Serra do Navio, Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias, Calçoene, Amapá, Tartarugalzinho e Itaubal também passam a ser assistidos pelo novo Centro de Especialidade, equipado com outros aparelhos de alta tecnologia, além do tomógrafo, como mamógrafo, ultrassom 3D, raio-X e quatro cadeiras odontológicas completas para atendimento de especialidades de ortodontia, implantodontia, endodontia e protesista.

Davi relembrou, junto a prefeita Elizabeth Pelaes, as etapas vencidas para a liberação do recurso junto ao Fundo Nacional de Saúde, já que Pedra Branca do Amapari, inicialmente, não atendia aos requisitos impostos pelo ministério da Saúde para liberação do equipamento.

“Foi uma luta grande, de dois anos, e eu divido com a bancada federal essa conquista que é pelo nosso bem mais precioso: a vida. Termos um tomógrafo em um município pequeno, que conseguiu vencer todos os obstáculos e construir uma infraestrutura adequada para receber um equipamento dessa natureza, é cuidarmos da saúde pública de aproximadamente 90 mil moradores ribeirinhos do meu Amapá. Quando damos a eles a oportunidade de prevenção, de diagnósticos antecipados, estamos vendo nossas emendas salvarem vidas, e isso é gratificante”, enfatizou o senador.

Além do atual presidente do Senado Federal, estiverem presentes o senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP); os deputados federais Luiz Carlos (PSDB/AP) e André Abdon (PP/AP); prefeito de Macapá Clécio Luís (Rede/AP) e representantes do executivo municipal.

Como a estimativa do serviço de tomografia é de 15 atendimentos diários; somados à 20 ultrassons por dia e 50 raio-X, o laboratório de análises clínicas prevê um resultado de quatro mil atendimentos ao mês para a nova unidade. Já para as especialidades odontológicas de prótese, ortodontia, implantodontia e endodontia; serão liberados 40 procedimentos/dia.

 

Assessoria de Imprensa da Presidência

Senado Federal