Alcolumbre recebe presidente de Angola e defende ampliação da pauta comercial entre os dois países

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), recebeu nesta quinta-feira (22) o presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, em visita de Estado ao Senado Federal.
22/05/2025 17h51

Brasília (DF) - O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), recebeu nesta quinta-feira (22) o presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, em visita de Estado ao Senado Federal. Em um ano simbólico para os dois países, quando se comemoram 50 anos da independência de Angola e do reconhecimento imediato feito pelo Brasil, Alcolumbre aproveitou o encontro para defender a diversificação e o fortalecimento das trocas bilaterais.

“Temos de avançar, explorar novas frentes na indústria de transformação, nas cadeias do frango, do açúcar, da mineração. Meio século de relações exige que ampliemos horizontes”, afirmou o chefe do Legislativo brasileiro.

Participaram da agenda o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que já presidiu o Grupo Parlamentar Brasil–África, e o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), que destacou a relevância estratégica do aprofundamento das relações com o continente africano. Entre os temas discutidos estiveram o aumento do comércio agrícola e a cooperação técnica no setor agropecuário.

O presidente João Lourenço, 71 anos, agradeceu a hospitalidade e definiu as relações entre Brasil e Angola como “as melhores possíveis”. Segundo ele, o Brasil sempre atuou com companheirismo e disposição na cooperação econômica com seu país. Também afirmou que a visita vai permitir o fortalecimento da "chama da amizade".

“Para além das afinidades da língua e da cultura, da história e do cruzamento dos povos, nunca é demais recordar que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola”, finalizou o presidente angolano.