Curso de Extensão em Assessoria Parlamentar

28/03/2023 16h34

O Curso de Extensão em Assessoria Parlamentar justifica-se pela sua pertinência quanto ao aperfeiçoamento da atuação profissional direta e indireta dos servidores que trabalham nos gabinetes parlamentares, seja na chefia de gabinete ou no assessoramento técnico ou político de Deputados ou Senadores.

Em outubro de 2022 houve eleição para o Senado. Dos 27 senadores(as) eleitos(as), 20 são estreantes no cargo, o que demonstra de forma clara a necessidade de capacitar e auxiliar na formação das equipes dos gabinetes parlamentares.

O curso terá como foco a discussão, a reflexão e a produção de conhecimento sobre o suporte profissional necessário para que o(a) parlamentar possa desempenhar o seu mandato de forma efetiva.

Carga horária60 horas-aula, por meio de plataforma de videoconferência.

Objetivo Geral:

Desenvolver competências gerais e específicas para o adequado desempenho do papel e das atribuições do(a) assessor(a) parlamentar.

Objetivos Específicos:

  • Estimular reflexão crítica sobre a dinâmica do Poder Legislativo;

  • Possibilitar uma visão mais clara do papel do assessor parlamentar na estrutura do Congresso Nacional;

  • Aprofundar o nível de compreensão e da complexidade dinâmica do fenômeno legislativo proporcionando conhecimentos essenciais às atividades de assessoramento aos parlamentares;

  • Compreender os aspectos teóricos, legais e práticos do processo legislativo e orçamentário;

  • Propiciar reflexão e debate sobre a conduta parlamentar enquanto representante da sociedade;;

  • Oportunizar o diálogo crítico e qualificado acerca da organização e administração de gabinetes parlamentares;

  • Construir conhecimentos especializados em temáticas relativas ao assessoramento parlamentar.

    Público-alvo:

    O público-alvo envolve, preferencialmente, servidores efetivos ou comissionados do Senado Federal ou de órgãos parceiros que atuam ou pretendam atuar na assessoria parlamentar.

    Órgão promotor: Instituto Legislativo Brasileiro - Senado Federal (ILB/SF).

    Período de realização: 26 de maio a 14 de julho de 2023.

    Calendário:

    As aulas serão ministradas nos seguintes dias:

    • Maio:  26 e 29;
    • Junho: 02, 05, 09, 12, 16, 19, 23, 26 e 30;
    • Julho: 03, 07, 10 e 14.

    Disciplinas:

    Nome da Disciplina

    Carga Horária

    Professor(a)

    Titulação do(a) professor(a)

    Visão Sistêmica do Poder Legislativo

    10 horas Paulo Roberto Alonso Viegas Mestre
    Organização e Administração de Gabinetes Parlamentares no Senado Federal 10 horas Antônio Helder Medeiros Rebouças Doutor
    O Papel do Assessor Parlamentar no Processo Legislativo no Senado Federal e no Congresso Nacional 10 horas Wildemar Felix Assunção e Silva Mestre
    O Orçamento Público e a Atuação da Assessoria Parlamentar 10 horas Dalmo Jorge Lima Palmeira Especialista
    Ética, Responsabilidades e Limites no Desempenho do Mandato Parlamentar 10 horas Diogo Macedo de Novaes Especialista
    Laboratório de Práticas 10 horas

    Ludmila Albuquerque Douettes Araújo

    Doutora

    Inscrições

    Para fins de organização, o período de inscrição ocorrerá em três etapas:

    • De 24/04/2023 a 13/05/2023: exclusivamente para servidores do Senado Federal;
    • De 14/05/2023 a 18/05/2023: para servidores do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Tribunal de Contas da União;
    • De 19/05/2023 a 23/05/2023: para servidores do Senado Federal e de quaisquer organizações públicas conveniadas com o Senado Federal/Instituto Legislativo Brasileiro.

    Os pedidos de inscrição realizados fora dos períodos aplicáveis para o órgão de lotação do servidor serão desconsiderados.

    Para a realização da inscrição, o servidor deverá apresentar os seguintes documentos, nesta ordem, em dois blocos separados:

    1. a) Ficha de Inscrição, b) Termo de Cessão de Imagem; c) Carteira de identidade (RG) e CPF ou carteira nacional de habilitação (CNH) e d) Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC (frente e verso).
    2. e) Termo de Responsabilidade e f) Autorização da chefia imediata e do(a) diretor(a) da área ou superior hierárquico equivalente.

    Os modelos de documento citados acima poderão ser obtidos pelos links abaixo:

    Os documentos devem ser encaminhados conforme disposto no item 2.5 da Chamada Pública - Instruções para Inscrição de alunos regulares.

    Cada documento entregue será inspecionado pelo Serviço de Secretariado Acadêmico (SESEA) do ILB e poderá ser novamente solicitado caso sejam observadas informações ilegíveis, incompletas, incorretas, ou mesmo cujo documento não tenha sido devidamente assinado pelo servidor e/ou superior imediato, onde cabível.

    A matrícula dos servidores será efetivada por ordem de entrega da documentação e aceite pelo Serviço de Secretariado Acadêmico (SESEA) do ILB, observado o limite de vagas e as etapas estabelecidas no item 2.1 da chamada pública.

    Havendo entregas parciais da documentação solicitada, ou mesmo reenvio em virtude das situações mencionadas anteriormente, a data e hora consideradas para fins de entrega de documentação serão aquelas da entrega do último documento aceito pelo Serviço de Secretariado Acadêmico.

    Servidores que entregarem a documentação após o limite de vagas ter sido atingido serão incluídos em lista de espera, podendo ser convidados a efetivar a matrícula no caso de desistências.

    Relação de servidores matriculados

    Documentação do curso:

    Informações:

    Serviço de Secretariado Acadêmico - SESEA
    Ramal: 3303-4702
    E-mail: sesea@senado.leg.br