Fomento à Pesquisa

O Instituto Legislativo Brasileiro tem se empenhado no desenvolvimento, promoção e fomento de ações voltadas à criação de conhecimento acadêmico, principalmente em temas relacionados ao Legislativo e em sua inter-relação com os demais poderes e instituições democráticas.

Nas seções seguintes é possível obter maiores informações sobre os Grupos de Estudo e Pesquisa Acadêmicas e seus respectivos trabalhos apresentados, os Trabalhos de Conclusão de Curso que receberam maior destaque pelas bancas, e links para acesso a bases de dados nacionais e internacionais.

Também são apresentadas orientações gerais para alunos de cursos de pós-graduação do ILB no tocante à elaboração de TCCs, conforme os normativos vigentes.

Completam a lista uma apresentação das áreas de apoio à pesquisa no Senado Federal, bem como referências para as publicações acadêmicas desta Casa Legislativa.

Grupo de estudo

Grupos de Estudo e Pesquisas Acadêmicas (GEPA)

Os GEPA foram criados a fim de promover e fomentar a produção de conhecimento acadêmico relacionado ao Legislativo e sua inter-relação com os demais poderes e instituições democráticas.

Mais informações

Trabalhos de Conclusão de Curso e outras publicações

Veja os trabalhos de conclusão de curso que tiveram destaque

 

Mais informações

Bases de dados

Bases de Dados Nacionais e Internacionais

 

As Bases de Dados apresentam referências bibliográficas, resumos ou mesmo o texto completo de artigos de periódicos, de modo a enriquecer ainda mais suas possibilidades de pesquisa.

Mais informações

Organograma

Áreas de Apoio à Pesquisa no Senado Federal

Conheça os diferentes setores do Senado Federal que atuam no apoio à pesquisa

Mais informações

Levantamento bibliográfico

Oportunidades de publicação científica

Publicações acadêmicas sob responsabilidade do Senado Federal

Mais informações

TCC

Referências para publicação científica

Orientações aos alunos dos cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu do ILB com relação às normas para realização do Trabalho de Conclusão de Curso

Mais informações

trilhas-aprendizagem

Trilha de aprendizagem para pesquisa

 

Mais informações