Cursos de Pós-Graduação

Em um ambiente onde os cidadãos exigem maior eficiência no desenvolvimento das ações sob a responsabilidade da administração pública, o Senado Federal vem buscando ampliar o nível de formação e capacitação dos servidores do Poder Legislativo, de modo a estar mais bem preparado para enfrentar os seus desafios.

O Senado Federal sempre assumiu posição de vanguarda ao oferecer cursos de pós-graduação (Especialização e de Extensão) em áreas específicas da dinâmica parlamentar que afetam aos servidores do Poder Legislativo, e mais especificamente aos do Senado Federal. O objetivo é o de aprimorar a formação profissional dos servidores que trabalham diretamente com as peculiaridades do processo legislativo ou dos que auxiliam diretamente os parlamentares na elaboração das leis.

Dessa forma, os cursos de pós-graduação lato sensu assumem papel de destaque, pois permitem a especialização de servidores em temas geralmente não contemplados pelos cursos de graduação, quer seja pelo não oferecimento de programas de formação em áreas específicas ou pela pouca profundidade com a qual os assuntos são tratados.

No âmbito do Senado Federal, a responsabilidade pelo planejamento, execução e manutenção do programa de pós-graduação é da Coordenação de Ensino Superior (COESUP), que atua sob a égide da Escola de Governo ILB. Entre os cursos de pós-graduação, o portfólio da instituição atualmente consiste de cursos lato sensu de Especialização e de Extensão os quais abarcam áreas de conhecimento do Orçamento Público, Direito Parlamentar, Comunicação Social, Defesa Nacional, entre outros.

 

Cursos com inscrições abertas

Disciplinas para alunos especiais

Cursos em andamento

Cursos encerrados