02/07/2019

CGU e Senado realizam pesquisa para desenvolvimento do e-SIC Nacional

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), uma pesquisa online sobre o desenvolvimento do Sistema Eletrônico Nacional de Solicitação de Informações, o e-SIC. Trata-se de um sistema eletrônico a ser disponibilizado às administrações municipais e estaduais brasileiras, para permitir que os cidadãos solicitem acesso às informações públicas.

A medida faz parte do 4° Plano Nacional de Ação da Parceria para o Governo Aberto (OGP), do qual o Senado participa, juntamente com diversos outros órgãos da Administração Pública e Organizações Não Governamentais (ONGs), representativas da sociedade civil, que tenham afinidade com a temática da Transparência.

A OGP é uma iniciativa internacional, firmada em 2011 e que atualmente integra 80 países, que busca difundir e incentivar globalmente práticas governamentais relacionadas à transparência, ao acesso à informação pública e à participação social.

O objetivo do levantamento é obter a opinião de cidadãos, acadêmicos, usuários da Lei de Acesso à Informação (LAI), ONGs e desenvolvedores de sistemas vinculados a entidades e a órgãos públicos.

O link para participar da pesquisa ficou disponível no Portal da Transparência do Senado e no site da CGU. Um convite para participar da pesquisa também foi enviado por e-mail a partir de um cadastro disponibilizado pela CGU. A pesquisa ficou disponível de 27de dezembro a 27 de fevereiro e contou com a participação de 532 pessoas.