04/07/2024

Maioria é favorável à regulamentação de reparação de danos contra o uso indevido da inteligência artificial

Enquete on-line realizada pelo DataSenado mostra que 93% dos respondentes são favoráveis à criação de uma regulamentação que vise reparar os danos causados pelo uso indevido da inteligência artificial.

De acordo com a pesquisa, 48% dos entrevistados afirmam já terem utilizado Inteligência Artificial generativa. Em relação à percepção de segurança durante a utilização da IA, 31% desses respondentes se sentem seguros ou muito seguros; 33% declaram se sentir nem seguros, nem inseguros; e 34% sentem-se inseguros ou muito inseguros.

A maioria dos participantes (76%) não acredita que os conteúdos disponíveis por meio da Inteligência Artificial estão protegidos contra o seu uso indevido.

Quanto ao uso da inteligência artificial para ganhar dinheiro com a foto ou voz de outra pessoa, sem autorização, 90% dos respondentes acreditam que o infrator deve ser punido com pagamento de indenização.

Por fim, a maioria dos respondentes (75%) acredita que a proteção legal contra o uso indevido da IA traria impactos positivos para os usuários dessa tecnologia.

A enquete ficou disponível no Portal do DataSenado de 3 de junho de 2024 a 1° de julho de 2024 e contou com 205 participantes, sendo a maioria composta por pessoas do sexo masculino (62%), da cor branca (57%), acima dos 30 anos (69%), com ensino superior completo ou mais (52%), conforme detalhado nos gráficos abaixo.

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.