04/06/2024

Maioria é a favor de uma regulamentação mais rígida para o transporte de animais domésticos por empresas de transporte coletivo de passageiros

O Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião dos internautas sobre o Projeto de Lei nº 1474, de 2024, que “estabelece condições e critérios mínimos para o manejo de animais domésticos por empresas de transporte coletivo de passageiros nos modais aéreos, terrestres e aquaviário, e dá outras providências”.

Enquete on-line realizada pelo DataSenado mostra que 94% dos respondentes são favoráveis à criação de uma regulamentação mais rígida para o transporte de animais domésticos por empresas de transporte coletivo de passageiros.

 

De acordo com a pesquisa, 64% dos entrevistados afirmaram que, atualmente, as empresas de transporte coletivo não oferecem condições mínimas para transportar animais domésticos com segurança. Falta de preparo das transportadoras quanto às condições de transporte e manejo dos animais (40%) e falta de adaptação das unidades veiculares (28%) são as principais carências apontadas pelos participantes.

 

 

A maioria dos participantes (92%) afirma que possui ou já possuiu animal de estimação. Destes, apenas 10% já utilizaram, em algum momento, os serviços de transporte para viajarem com seu animal fora da cabine de passageiros.

 

            Quanto ao grau de satisfação dos respondentes que já viajaram com seu animal de estimação fora da cabine de passageiros, 53% afirmaram estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o serviço prestado, enquanto 37% ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com a prestação do serviço. Ressalta-se que o transporte aéreo foi o principal meio utilizado pelos respondentes (74%), seguido pelo transporte terrestre (26%).

 

 

 

 

Por fim, a maioria dos respondentes (92%), afirma conhecer o caso do cão Joca, que perdeu sua vida recentemente após um erro ocorrido durante o transporte do animal por uma companhia aérea.

 

 

A enquete contou com 203 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 3 de maio de 2024 a 3 de junho de 2024.

 

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.