04/06/2024

Maioria é favorável à vedação de cobrança para emissão de certificado de conclusão de curso

O Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião dos internautas sobre o Projeto de Lei nº 740, de 2024, que “Dispõe sobre a proibição de cobrança de taxa pela confecção, registro ou expedição de diploma e certificado de conclusão de curso por instituição de ensino”.

Enquete on-line realizada pelo DataSenado mostra que 92% dos respondentes concordam com o Projeto de Lei n° 740 de 2024 que veda a cobrança de taxa pela confecção, registro ou expedição de diploma e certificado de conclusão de curso por instituição de ensino.

 

 

 

Quando questionados sobre o impacto que a proibição dessa cobrança traria para os estudantes, 80% dos participantes da enquete afirmaram que traria efeitos positivos, enquanto 11% responderam que traria efeitos negativos. Apenas 6% afirmaram não fazer diferença o fornecimento desse serviço mediante o pagamento de taxa.

 

 

Por fim, em relação à escolaridade dos respondentes, 35% possuíam ensino médio completo, 24% ensino superior, 17% ensino fundamental, 14% pós-graduação, 4% mestrado e apenas 1% doutorado. Em relação ao último nível de instrução, dos que declararam possuir ensino fundamental completo ou mais, 59% cursou em instituição pública, enquanto 38% realizou o seu curso em instituição privada.

 

 

A maior parte dos participantes (87%) possuem certificado de conclusão de curso, enquanto cerca de 9% não possuem esse documento. Dentre os respondentes que possuem certificado, 72% afirmam que não pagaram por ele.

 

 

 

 

A enquete contou com 161 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 9 de abril de 2024 a 2 de maio de 2024.

 

Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.