Resultados
Mulher
30/05/2022
Destaque
Pesquisa Mulheres na Política 2022
O Instituto DataSenado realizou a segunda edição da pesquisa Mulheres na Política, que começou em 2016, para investigar fatores que podem resultar na baixa representatividade feminina nos cargos eletivos. Entre os dias 22 de março a 13 de abril de 2022, 2.850 candidatos, entre homens e mulheres, foram entrevistados por telefone. A lista de respondentes foi selecionada a partir do cadastro fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral por meio de acordo de cooperação técnica.
Destaque equidade Política Violência Eleições Mulher gênero
15/12/2021
Enquete: CNPCMulher
Destaque
Maioria apoia criação de cadastro nacional com dados dos condenados por crimes contra mulheres
O Instituto DataSenado realizou enquete online para avaliar a opinião de internautas sobre o PL 1.012/2020, que cria o cadastro nacional com dados de condenados por crimes contra mulheres.
- Violência contra a mulher Mulher Todas Violência
09/12/2021
Destaque
Violência doméstica e familiar contra a mulher - 2021
Percentual de brasileiras que percebem aumento da violência doméstica e familiar contra a mulher no último ano chega a 86% e 27% declaram já ter sofrido algum tipo de agressão ao longo da vida.
Destaque Violência Mulher Violência contra Mulher Todas Violência contra a mulher
08/09/2020
Mulheres na Política
Destaque
Machismo, divisão desigual de responsabilidades e pressão do sistema político ainda afastam mulheres das eleições
Pesquisa qualitativa do DataSenado, em parceria com o Senador Luiz do Carmo (MDB-GO), buscou investigar fatores que levam lideranças femininas de municípios do interior de Goiás a não se candidatarem.
Destaque Política Eleições Mulher Todas
04/12/2019
Violência doméstica e familiar contra a mulher - 2019
Destaque
Violência contra a mulher: agressões cometidas por ‘ex’ aumentam quase 3 vezes em 8 anos
Resultados da Pesquisa Nacional sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher indicam aumento de agressões cometidas por ex-companheiros. O estudo é realizado pelo DataSenado a cada 2 anos desde 2005, antes mesmo da aprovação da Lei Maria da Penha. Neste ano, a sondagem integra o conjunto de iniciativas do Senado Federal no contexto da campanha da ONU “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.
Destaque Mulher Todas Violência
09/04/2019
Garantia do direito à amamentação em público
Destaque
Apoio à proposta que garante em lei o direito à amamentação em público alcança 92% dos participantes de enquete
Enquete realizada pelo DataSenado mostra que 92% dos participantes apoiam a proposta aprovada pelo Senado, que estabelece em lei o direito à amamentação nos estabelecimentos abertos ao público ou de uso coletivo.
Destaque Mulher Todas
07/03/2018
Aprofundando o Olhar sobre o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Destaque
Conhecer direitos e ter rede de apoio são pontos de partida para denunciar agressão e interromper ciclo de violência
Pesquisa qualitativa “Aprofundando o Olhar sobre o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, realizada pelo Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) em conjunto com o Instituto de Pesquisa DataSenado, aponta que serviços de apoio a mulheres vítimas de violência e campanhas de esclarecimento sobre os direitos das mulheres têm permitido que mais brasileiras reconheçam e denunciem agressões sofridas no ambiente doméstico.
Mulher Todas Violência
07/07/2017
Compartilhamento da licença-maternidade
Destaque
Mais de 90% de internautas apoiam o compartilhamento da licença-maternidade
O DataSenado avaliou a opinião de cidadãos sobre o PLS 151/2017, que possibilita o compartilhamento da licença-maternidade. A maioria dos respondente apoia a proposta e também é a favor do aumento da licença-maternidade para 180 dias para todas as trabalhadoras gestantes.
Destaque Mulher Todas