O Instituto DataSenado realizou enquete on-line para avaliar a opinião de internautas sobre o Projeto de Lei n.° 375, de 2023, que modifica a Lei nº 14.457, de 21 de setembro de 2022, para a facilitação da inserção no mercado de trabalho, de mulheres acima de 50 (cinquenta) anos.
A maioria dos respondentes da enquete (75%) percebe desigualdade entre homens e mulheres no acesso ao mercado de trabalho.
Também é majoritária (75%) a percepção de que é mais fácil para homens conseguirem emprego do que para mulheres.
De acordo com os participantes da enquete, o principal desafio enfrentado pelas mulheres no mercado de trabalho é a dupla jornada (51%), seguido pela diferença salarial entre homens e mulheres (20%).
A maioria, 95%, acredita que é ainda mais difícil o acesso ao mercado de trabalho para pessoas idosas.
De acordo com a enquete, a maioria dos internautas, 85%, concorda que as atividades dos serviços nacionais de aprendizagem deveriam implementar programas e cursos que visem o aprimoramento profissional, a manutenção do emprego e a inserção no mercado de trabalho, de mulheres com idade acima de 50 anos.
Da mesma forma, a maioria absoluta dos respondentes (92%) acredita que, com o envelhecimento da população, é importante incentivar o mercado de trabalho a contratar pessoas acima de 50 anos.
A enquete contou com 60 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 1º de março a 3 de abril de 2023.
Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.