Presidente do Senado se reúne com governador e bancada para definir pauta de prioridades para o estado

Definir as obras e projetos prioritários para o Amapá. Esta foi a proposta do encontro do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), com o governador do estado, Waldez Goés (PDT-AP), deputados federais e senadores da bancada.
21/02/2019 15h51

Definir as obras e projetos prioritários para o Amapá. Esta foi a proposta do encontro do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), com o governador do estado, Waldez Goés (PDT-AP), deputados federais e senadores da bancada. A reunião ocorreu no Senado Federal. A ideia é priorizar recursos para grandes obras como, por exemplo, hospitais e rodovias.

Presidente do Senado se reúne com governador e bancada para definir pauta de prioridades para o estado. Foto: Marcos Brandão

“Nós precisamos priorizar as obras estruturantes do governo do estado. Da mesma forma, temos que ouvir os municípios para enumerar as prioridades e adequar os programas com as pautas da bancada, juntamente com a do governo estadual, federal e municipal. Assim a gente consegue reduzir etapas vai dar uma resposta mais rápida para a sociedade”, defendeu Davi.

Além de Davi Alcolumbre, participaram do encontro os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Lucas Barreto (PDS-AP), além dos deputados Acácio Favacho (Pros-AP), Aline Gurgel (PRB-AP), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Luiz Carlos (PSDB-AP), Leda Sadala (Avante-AP) e Marcivânia Flexa (PC do B-AP).

Na reunião, os participantes discutiram ainda outros pontos da chamada “Carta do Amapá”. O documento aponta 16 compromissos dos parlamentares.

Confira as 16 metas da 'Carta do Amapá'

  1. 1 - Pavimentação da BR-156 (Trechos Norte e Sul).
  2. 2 - Conclusão das obras e aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário.
  3. 3 - Conclusão da Via Norte Sul.
  4. 4 - Elaboração dos estudos e projetos para a pavimentação da BR-210 (Perimetral Norte) no trecho entre os municípios de Porto Grande e Serra do Navio.
  5. 5 - Garantir a transposição para os quadros da União a todos os servidores contemplados pelas Emendas Constitucionais 79 e 98.
  6. 6 - Aprovação das normas de aperfeiçoamento da Zona Franca Verde de Macapá e Santana (origem da matéria-prima, restrição a minérios e cosméticos), bem como promover a atração de investidores para aproveitamento dos benefícios fiscais
  7. 7 - Construção do Centro de Convenções.
  8. 8 - Construção do Terminal Hidroviário de Santana.
  9. 9 - Modernização e ampliação das instalações do Porto de Santana.
  10. 10 - Construção do novo Hospital de Emergências, que poderá ser de competência federal, estadual ou municipal.
  11. 11 - Apoiar a infraestrutura dos municípios, notadamente no saneamento básico e urbanização.
  12. 12 - Avançar na consolidação dos acordos transfronteiriços entre Brasil e França.
  13. 13 - Apoio à ampliação e estruturação dos campos do Ifap no Amapá.
  14. 14 - Apoiar a expansão e modernização das escolas estaduais, municipais e Universidade do Estado do Amapá (Ueap), especialmente para a construção do novo Campus, bem como a Unifap.
  15. 15 - Conclusão da ponte sobre o rio Jari.
  16. 16 - Reforçar o Programa Minha Casa Minha Vida para novas habitações no Estado do Amapá.