Audiência debate novos modelos ambientais e a sustentabilidade do agronegócio no Brasil — Rádio Senado
Comissões

Audiência debate novos modelos ambientais e a sustentabilidade do agronegócio no Brasil

A Comissão Senado do Futuro discutiu em audiência pública, nesta segunda-feira (14), novas políticas ambientais e a sustentabilidade do agronegócio no Brasil. Especialistas alertaram que o modelo econômico brasileiro atual corre um sério risco, levando em conta as mudanças climáticas e a relação das políticas ambientais com a agricultura ao longo dos próximos anos. O senador Hélio José (PROS-DF) defendeu uma modernização do modelo de desenvolvimento econômico sustentável no país.

14/05/2018, 20h51 - ATUALIZADO EM 14/05/2018, 20h58
Duração de áudio: 02:38
Comissão Senado do Futuro (CSF) realiza audiência pública interativa para debater o tema: Políticas ambientais, dentro do ciclo de palestras; "2022, O Brasil que queremos". 

Mesa: 
professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Ricardo de Souza Moretti; 
professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), Isaac Roitman; 
presidente da CSF, senador Hélio José (PMDB-DF); 
professora titular da Universidade de Brasília (UnB), Mercedes Maria da Cunha Bustamante; 
escritor e Eco sociólogo Biocomunidade Olho d'Água, Sitio das Neves, Eugênio Giovenardi; 
assessora do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Alessandra Cardoso.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC: ESPECIALISTAS ALERTARAM QUE O MODELO ECONÔMICO BRASILEIRO DEPENDENTE DO AGRONEGÓCIO CORRE SÉRIOS RISCOS NO FUTURO. LOC: ELES DISCUTIRAM NO SENADO AS POLÍTICAS AMBIENTAIS E OS EFEITOS DA DESTRUIÇÃO DA BIODIVERSIDADE. REPÓRTER FLORIANO FILHO. TÉC: A maioria absoluta da floresta Amazônica. Biomas variados com grandes reservas minerais e vegetais. Uma das maiores quantidades de água doce no mundo. A riqueza ambiental brasileira é vasta e diversificada. Mas muitos especialistas se perguntam se esses recursos estão sendo utilizados racionalmente em benefício do desenvolvimento sustentável e das melhorias sociais no país. Acadêmicos e ambientalistas discutiram as perspectivas e modelos para a política ambiental brasileira durante audiência pública da Comissão Senado do Futuro. A professora Mercedes Bustamante, da Universidade de Brasília, defendeu a integração das políticas ambientais brasileiras com a participação da sociedade civil na governança da biodiversidade e das opções de desenvolvimento nacional. Ela alertou que o modelo econômico brasileiro atual corre um sério risco, levando em conta as mudanças climáticas e a relação das políticas ambientais com a agricultura ao longo dos próximos anos. (Mercedes Bustamante) A adequação da agricultura vai se tornando mais baixa. (...) Um dos principais fatores da economia brasileira, que corre o maior risco em função (...) das falhas de conservação, modificando totalmente o panorama produtivo no Brasil. (Repórter) O senador Hélio José, do PROS do Distrito Federal, enfatizou os enormes problemas que têm ocorrido no Brasil com o desmatamento e crises hídricas. Ele também lembrou a dependência da economia nacional ao agronegócio e defendeu uma modernização do modelo de desenvolvimento econômico sustentável no país. (Hélio José) Ainda se acredita que o resultado da produção agropecuária justifica em si os meios destrutivos utilizados no país. Poucas pessoas são as que conseguem fazer as ligações necessárias entre o desmatamento da região amazônica e as secas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e, inclusive, no Sul. (Repórter) A licença ambiental é obrigatória para investimentos e atividades econômicas que afetem o meio ambiente e terras de comunidades tradicionais. Diferentes propostas para uma lei geral de licenciamento estão sendo discutidas no Senado e na Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Floriano Filho.

Ao vivo
00:0000:00