Quais procedimentos precisam de autorização prévia?

13/11/2018 11h15

Em geral, cirurgias, alguns exames genéticos e exames laboratoriais mais específicos demandam autorização prévia. Os peritos do SIS também precisam autorizar quimioterapia, radioterapia e hemodiálise. O aval pode ser dado tanto por um prazo específico, como um mês, quanto por número de sessões, dependendo de cada caso.

Em atendimentos realizados na rede credenciada, o pedido de autorização é enviado ao SIS pelo estabelecimento de saúde. No site do SIS, ao clicar em Área do credenciado no menu horizontal superior, se encontra o Autorizador Web. Por meio dessa ferramenta, o prestador do serviço anexa o pedido de autorização, o relatório médico que justifica o tratamento e demais exames relativos ao caso.

Se o tratamento é feito fora da rede credenciada e há a intenção de pedir reembolso, é importante saber se o SIS prevê cobertura antes de realizá-lo.

Em casos como assistência domiciliar, tratamentos continuados e medicamentos de alto custo, a autorização deve ser solicitada. Para isso, o beneficiário deve preencher o formulário de autorização prévia de reembolso e enviá-lo ao SIS pelo Sigad ou e-Protocolo.

Para mais informações, acesse www.senado.leg.br/sis.