Oficinas remotas

 

Devido à pandemia as oficinas Interlegis foram adaptadas e estão sendo realizadas de maneira remota. Elas acontecem via plataforma de videoconferência gratuita com carga-horária e vagas de acordo com cada oficina.

Caberá ao Interlegis/ILB

Envio do link de inscrição na página do Interlegis

Criação do grupo no Whatsapp com os inscritos

Criação e divulgação do link da sala virtual no grupo no dia da oficina

Realização de chamada para registrar presença todos os dias de oficina

Emissão e envio dos certificados por e-mail

Caberá aos inscritos

Ter acesso a internet banda larga e computador ou notebook, que tenha câmera e microfone acoplados ou fone de ouvido com microfone.

As oficinas serão transmitidas por videoconferência (Zoom, Google Meet ou Jitsi Meet).

Para solicitar oficinas e encontros presenciais, encaminhe ofício de Solicitação de Oficinas, assinado pelo presidente da Casa Legislativa, por e-mail ao gabinete de um dos três senadores do seu Estado. (Clique aqui para acessar o modelo do ofício).

 

OFICINAS

 

Articulação e Compilação de Textos Legais

• Ensina a utilizar os dois módulos do Sistema SAPL que permitem exibir as leis na sua versão compilada, com alterações, revogações e revisões de textos em sequência cronológica das ocorrências.

 

Cidade Inteligente, Gestão Eficiente

• Ensina a utilizar a plataforma desenvolvida pela Câmara dos Deputados que aproxima os parlamentares municipais e estaduais dos cidadãos e fortalece a representatividade do mandato, com fóruns de discussão e audiências interativas.

 

Comunicação Integrada

• O objetivo da oficina é ajudar as instituições a se comunicar com todos os seus públicos, usando da melhor forma diversos recursos disponíveis.

 

e-Democracia

• Ensina a utilizar os três módulos do sistema (Audiências Públicas, Wikilegis e Fórum de Discussão), que permitem fazer audiências públicas ao vivo, elaborar e aperfeiçoar proposições e criar/administrar o fórum de discussões.

 

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Seu objetivo é repassar conhecimentos sobre a nova Lei Geral de Proteção de Dados, seus fundamentos, conceitos e princípios, política de privacidade dos dados, requisitos para as Câmaras Municipais, sanções e penalidades e exemplos.

 

Licitações e Contratos

• Seu objetivo é repassar conhecimentos teóricos e práticos sobre as fases das licitações, relacionadas ao processamento de compras e contratos.

 

Planejamento Estratégico no Legislativo

• Seu objetivo é capacitar os servidores das casas legislativas na elaboração de plano estratégicos que auxiliem a gestão institucional em áreas como orçamento, pessoal, recursos materiais e logística.


Portal Modelo

Seu objetivo é capacitar os servidores das casas legislativas que utilizam o Portal Modelo a configurarem, personalizarem e alimentarem os dados no sites institucionais.

Podem participar dessa oficina:

• Servidores das áreas de comunicação (para alimentar o portal com notícias, clipping, fotos e vídeos) com conhecimentos/habilidades em redes sociais, ou que tenham algum conhecimento de acesso/pesquisa na internet;

• Servidores da área administrativa (para alimentar as pastas de documentos de transparência) com conhecimentos/habilidades e acesso/pesquisa na internet;

• Servidores da área de informática que possam desempenhar o papel de multiplicadores dentro da Casa Legislativa.

 

Revisão dos Marcos Jurídicos

• São expostas diretrizes e fornecidos os subsídios básicos para que as casas legislativas participantes iniciem a revisão de seus marcos jurídicos (Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno), além de ressaltar a importância destes marcos à realidade local, apontando inconsistências e verificando a constitucionalidade dos documentos verificados.

 

SAPL

• Capacitar os servidores das casas legislativas a implantarem o SAPL, fazendo sua configuração e alimentação com dados relativos ao processo legislativo, desde a entrada da proposição, sua tramitação até a deliberação no plenário.

 

SAPL-R

• Capacitar os servidores e parlamentares a conduzirem uma sessão plenária online, por meio de sistema de videoconferência, utilizando a sessão plenária do SAPL para a deliberação das matérias legislativas, e o painel eletrônico para orientar os parlamentares e tornar as votações remotas transparentes.

 

Técnica Legislativa/Redação Oficial

Aborda temas relacionados à Redação das leis, visando a sua qualidade e impacto social positivo. Entenda como construir leis necessárias para os cidadãos.

 

 

Alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Ligue para a Central de Atendimento (61) 99628.3162 (Whatsapp) ou para o telefone (61) 3303.2599.

  • O objetivo da oficina é capacitar as casas legislativas na elaboração de planos estratégicos que auxiliem a gestão institucional em áreas como orçamento, pessoal, recursos materiais e logística.