Cursos a distância

Os cursos a distância do ILB são oferecidos por meio da plataforma Saberes

O que é o Saberes?

O Saberes é um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, baseado no Moodle, que visa facilitar a aprendizagem. É nesse ambiente que o participante dos cursos a distância do ILB terá acesso aos conteúdos, realizará as atividades, enviará e receberá mensagens e terá acesso às suas notas e certificado. É também por meio desse ambiente que professores tutores e coordenadores de cursos interagem com os participantes e têm acesso a informações e relatórios. O ILB passou a utilizar o Saberes em fevereiro de 2014.

Como fazer um curso no Saberes?

O que devo fazer:

  1. 1. Caso você não tenha cadastro na nossa plataforma, acesse o endereço http://saberes.senado.leg.br
  2. 2. Clique em Cadastre-se, localizado no bloco “Acesso”, à direita da tela.
  3. 3. Preencha as informações solicitadas e, ao final da página, clique em “Criar minha conta”.
  4. 4. Uma mensagem será enviada ao endereço eletrônico informado para que o seu cadastro seja confirmado.
  5. 5. Após a confirmação, acesse a plataforma, escolha o curso do seu interesse e efetive a sua matrícula.
  6. 6. Você receberá uma mensagem confirmando sua matrícula no curso.

 

Cursos Oferecidos:

Conformidade Legal para Políticas Públicas

• Trabalhar um modelo para se construir a matriz de respeito à norma, mediante identificação de métricas de cumprimentos e estruturação legal. Oficina destinada as Assembleias e escolas do legislativo.

Equidade e Diversidade no Legislativo

• Contribuir para a prevenção à violência no trabalho e para a promoção à equidade de gênero e raça, com vistas a gerar um ambiente de trabalho mais equânime e livre de violência; por intermédio de nivelamento de conceitos, disseminação de boas práticas do Senado, e elaboração coletiva de estratégias preventivas para as casas participantes.

Gestão da Informação e do Conhecimento

• Apresentar conceitos básicos de gestão da informação e do conhecimento, orientar sobre formação de acervo bibliográfico, fontes gratuitas de informação e detecção de fake news, apresentar e capacitar na utilização de produtos e serviços de informação, especialmente, das bibliotecas da Câmara e do Senado. Instruir sobre metodologia para mapear conhecimento, apresentar e instruir quanto ao uso de ferramentas e práticas de apoio à gestão do conhecimento.

Gestão da Documentação Arquivística

• Conhecer os conceitos básicos de gestão documental arquivística: arquivo, acesso e preservação; os instrumentos de gestão documental arquivística (plano de classificação de documentos, tabela de temporalidade, procedimentos para eliminação de documentos, manual de protocolo, manual de classificação e acesso a documentos); e ter informações para adaptar os modelos de instrumentos de gestão documental arquivística do Senado para a realidade local.

Multiplicando a Revisão de Marcos Jurídicos

• Formar servidores públicos em todas as unidades da federação, em parceria com as Escolas do Legislativo, a fim criar localmente multiplicadores dos conhecimentos de revisão de marcos jurídicos para difusão em prefeituras e câmaras municipais.

Legislativo Transparente

• Instrumentalizar os alunos para entender os conceitos de transparência, seus marcos jurídicos, e sua relação com participação social; além de habilitá-los para avaliar a política de transparência da casa legislativa.

Gestão de Projetos

• Fornecer subsídios para apoiar e aprimorar a gestão projetos.

Ouvidoria Cidadã

• Nivelamento conceitual e legal sobre a temática, com elaboração de carta de serviços, e regulamentação para, caso necessário, implementar a ouvidoria na casa legislativa, nos termos da Lei nª 13.460.

Gestão Pública Eficiente

• Apresentar às Câmaras Legislativas, de qualquer porte, os conceitos introdutórios de várias outras oficinas ofertadas, preparando os gestores, através do conceito de “pré-requisito”, para o recebimento de conhecimentos mais específicos nas matérias listadas no escopo.

Produtividade para o Século XXI

• Disseminar conceitos e ferramentas de produtividade; e auxiliar o aluno a elaborar instrumentos para aumento de produtividade na sua casa legislativa e na vida pessoal.