Senado participa de evento da ONU sobre escolas de governo
Luis Fernando Machado, coordenador-geral do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), foi a Genebra representando o Senado na 6ª Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG). A ideia do evento é estabelecer uma rede de cooperação institucional internacional. O tema deste ano foi "Cooperação para a capacitação e avaliação da Agenda 2030 no serviço público".
O evento foi uma oportunidade para gestores públicos seniores trocarem experiências e construírem uma agenda de cooperação internacional entre escolas de governo brasileiras e estrangeiras para alcançar a Agenda 2030 no serviço público brasileiro e global. Procurou também evidenciar o papel que as escolas de governo têm na formação de agentes públicos, quando se trata da agenda proposta pela ONU.
Luis Fernando afirmou que o Senado já vinha trabalhando em sintonia com a Agenda 2030. Ele ressaltou, por exemplo, que o objetivo 17, sobre a parceria global para o desenvolvimento sustentável, já faz parte da formação e capacitação desenvolvida pela escola de governo do Senado desde 2017.
— Não poderia deixar de mencionar que, neste ano, a Coordenação de Treinamento do ILB já realizou 55 ações educacionais, graduando e capacitando quase mil pessoas, com alto padrão de qualidade. O ILB é um instituto credenciado, com altas avaliações do Ministério da Educação. Patrocina até o curso de especialização em Justiça Social, Criminalidade e Justiça Social em parceria… adivinha com quem? Com a própria Organização das Nações Unidas — comentou.
O evento contou com mais de 40 instituições brasileiras dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de organizações dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos de 18 estados brasileiros e do Distrito Federal, nos três níveis federativos, com 23 metas distintas de cooperação.