Fevereiro: terminado o Carnaval, voltam as oficinas Interlegis

Após a marca de mais de três mil alunos capacitados em 2023, por meio de 106 oficinas em todo o país, a equipe Interlegis prepara um rol de oficinas para serem realizadas a partir da segunda quinzena de fevereiro.
24/01/2024 11h44

Após a marca de mais de três mil alunos capacitados em 2023, por meio de 106 oficinas em todo o país, a equipe Interlegis prepara um rol de oficinas para serem realizadas a partir da segunda quinzena de fevereiro. Tão logo os foliões recolham suas fantasias, começa o calendário anual de capacitação do programa do Senado Federal voltado à integração e à modernização das casas legislativas.

Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, as regiões Nordeste e Sudeste recebem os primeiros minicursos do Interlegis. Os instrutores Adalberto Oliveira, André Luiz dos Santos, Bruna Brasil, José Bonifácio Góis e Tadeu Sposito, servidores do Senado, estarão nos municípios de Boituva (SP), Caruaru (PE), Ibotirama (BA) e Limoeiro (PE) para ministrar as oficinas de Comunicação Integrada, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e Portal Modelo.

A LGPD, sancionada em 2018, mas com vários artigos que passaram a valer nos anos posteriores, é a legislação que regula as atividades de tratamento de dados pessoais. Já o SAPL é uma ferramenta criada pelo Senado para simplificar a atividade parlamentar, na medida em que disponibiliza toda a tramitação de matérias analisadas pela câmara ou assembleia legislativa. Além disso, colabora com a transparência do parlamento, permitindo que os cidadãos conheçam a produção legislativa, acompanhem o processo de discussão e votação e matérias e pesquisem a legislação municipal ou estadual. E, em sintonia com as facilidades oferecidas pelo SAPL, a quarta oficina ensina como agregar todas essas informações, além da lei orgânica local, num único e funcional site, o Portal Modelo, que não só organiza dados e economiza recursos públicos, mas permite a customização por parte de cada casa legislativa.

Próximas oficinas – Diversos treinamentos e produtos estão disponíveis, de forma gratuita, às câmaras municipais e assembleias legislativas. Confira, a seguir, a agenda de cursos da semana de 19 a 23 de fevereiro.

  • 19/02 – Oficina de Portal Modelo - ONLINE
  • 20/02 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – PRESENCIAL, na Câmara Municipal de Boituva - SP
  • 20/02 – Comunicação Integrada – PRESENCIAL, no Auditório do Fórum de Limoeiro - PE
  • 22/02 – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) – ONLINE e PRESENCIAL, na Câmara Municipal de Ibotirama – BA
  • 22/02 – Comunicação Integrada – PRESENCIAL, na Câmara Municipal de Caruaru - PE
  • 23/02- Portal Modelo – ONLINE e PRESENCIAL, na Câmara Municipal de Ibotirama – BA